Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar de Londrina realiza lançamento de novo núcleo do PEIEX

Programa gratuito de qualificação para exportação foi desenvolvido pela Apex-Brasil e inclui visitas, capacitação e proposta de estratégias para entrada no mercado internacional

O Paraná recebe dois novos núcleos do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), operado no estado em parceria com a UniCesumar. O lançamento do programa ocorreu na última terça-feira (13) em Maringá e será realizado, também, na próxima quinta-feira (15) em Londrina, às 19h. Os atendimentos do PEIEX são realizados por uma equipe técnica selecionada pela entidade executora, a UniCesumar. O atendimento empresarial varia de acordo com a modalidade de trabalho, podendo durar de 14h a 45h, e é gratuito, cabendo à empresa selecionada arcar apenas com os custos referentes à implementação das estratégias e mudanças sugeridas pela equipe para alavancagem da competitividade no comércio internacional.

Para atuar no PEIEX, a UniCesumar foi avaliada nos quesitos infraestrutura, possibilidade de contratação de bolsistas, capacidade de atendimento aos setores produtivos da região, oferecimento de cursos de graduação ou pós-graduação e experiência com projetos de extensão e capacitação empresarial. Segundo o coordenador do programa em Londrina e Maringá, Nivaldo Forastieri, a parceria entre a UniCesumar e a Apex-Brasil não é um simples acaso. “Nós temos, junto à UniCesumar, uma grande credibilidade no norte e noroeste do Paraná”, explicou. Ao todo, ambos os núcleos devem atender, pelo menos, 400 empresas no período de 24 meses. O investimento no trabalho de capacitação de empresas é de R$ 3,43 milhões, sendo 70% recursos da Apex-Brasil e 30% contrapartida da UniCesumar.

Além disso, outro fator relevante para as empresas é o portfólio de graduação, pós-graduação, cursos in company e empresas júniores da Instituição. “Além do atendimento PEIEX e dos outros programas Apex para levar as empresas ao mercado internacional, nós temos todo o apoio de infraestrutura e gestão do conhecimento oferecidos pela UniCesumar. É o que há de mais importante”, reforçou Forastieri. Para a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa, a preparação para exportar traz benefícios também à atuação nacional das empresas: “Quando as empresas estão preparadas para competir em mercados internacionais, elas naturalmente ganham em competitividade no mercado interno, melhoram processos e gestão, fortalecem sua marca e produto, se protegem da volatilidade no mercado interno e buscam inovação”.

De acordo com a pró-reitora executiva de Educação Presencial da Unicesumar, Andrea Borim, abraçar ações de qualificação para empresas é a prova de que a Instituição tem o compromisso com o desenvolvimento da sociedade. “Um dos nossos objetivos é trabalhar em favor de uma sociedade mais justa e  igualitária. A Unicesumar está sempre de portas abertas para ações e programas que auxiliam em melhorias para a comunidade e crescimento da economia local e regional”, ressaltou.

O núcleo de Londrina atenderá a empresas de 42  municípios dentro da região de influência da cidade: Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Assaí, Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Cambé, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Faxinal, Florestópolis, Guaravera, Ibiporã, Irerê, Jaguapitã, Jataizinho, Leópolis, Lerroville, Londrina, Mauá da Serra, Maravilha, Marilândia do Sul, Miraselva, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Paiquerê, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Sabáudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Luiz, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana, Uraí e Warta.

Já o núcleo de Maringá atenderá empresas de mais de 50 municípios da região de influência da cidade: Alto Paraná, Ângulo, Araruna, Astorga, Atalaia, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cafeara, Cambira, Campo Mourão, Centenário do Sul, Cianorte, Colorado, Cruzeiro do Sul, Douradina, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Fênix, Floresta, Flórida, Guaraci, Iguaraçu, Inajá, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Japurá, Jussara, Kaloré, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Marumbi, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranavaí, Peabiru, Presidente Castelo Branco, Quinta do Sol, Santa Fé, Santo Inácio, São Carlos do Caiuá, São João do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Tamboara, Terra Boa, Umuarama e Uniflor.

O primeiro passo para obter o atendimento do PEIEX é a empresa solicitar uma avaliação. O atendimento à empresa é iniciado com duas visitas. Na primeira, a equipe técnica analisa o potencial exportador. Já na segunda, os técnicos do PEIEX realizam um diagnóstico de gestão, identificando o nível de aptidão para exportar. Com base nestas visitas, o PEIEX implementa um plano de trabalho junto à empresa. Por fim, após a execução das ações propostas, é elaborado o Plano de Exportação, para iniciar a inserção no mercado internacional. Além disso, os empresários selecionados devem estar disponíveis para verificações e procedimentos, bem como para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX. Como parte da capacitação, também são realizados encontros coletivos com outras empresas participantes do programa. Atualmente a Apex-Brasil realiza o PEIEX em todas as regiões brasileiras: um total de 37 Núcleos Operacionais do Programa.

SOBRE O PEIEX

PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivos mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos - escala de 1 a 5), que avalia a qualidade das instituições. Está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 600 polos de educação a distância e quatro campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, além de dois polos no exterior: Dubai e Miami. São mais de 60 graduações, entre elas o curso de Medicina, que possuí uma das melhores infraestruturas do país. Focado em metodologias ativas de aprendizagem (Problem Based Learning) o curso conta com modernos laboratórios de simulação realística e uma ampla rede de hospitais. Em breve, a UniCesumar iniciará a implantação de dois campi no Mato Grosso do Sul: um em Campo Grande e outro em Corumbá, com o curso de Medicina.

SERVIÇO

Lançamento do PEIEX Londrina

Data: 15/07 (quinta-feira)

Local: Auditório UniCesumar Londrina – Av. Santa Mônica, 450.

Hora: 19h

 

Últimas notícias

Categorias