Perita do Paraná que atuou em Brumadinho ministra palestra para acadêmicos da UniCesumar de Curitiba

Ação foi realizada na terça-feira, 12, para os alunos de Farmácia, Ciências Biológicas e Biomedicina

Obter o conhecimento teórico aliado à prática é fundamental para um aprendizado de qualidade. Poder acompanhar a realidade e rotina do mercado profissional agrega ainda mais esse processo e foi isso que os alunos da UniCesumar de Curitiba fizeram nesta terça-feira, 12, na palestra da perita criminal e coordenadora da Comissão de Identificação de Vítimas de Desastres em Massa da Polícia Científica do Paraná, Patrícia Doubas Cancelier.

A profissional atuou em Brumadinho (MG), auxiliando na recuperação e identificação dos corpos encontrados em consequência do rompimento de uma barragem. Na palestra, direcionada aos acadêmicos dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas e Biomedicina, Patrícia compartilhou a rotina e desafios da profissão.

A coordenadora dos cursos da Saúde, Ana Lucia Cardoso Ribeiro, explica que a proposta de promover a palestra foi de aproximar os alunos aos profissionais da área, além de gerar reflexões sobre casos que mobilizam o Brasil inteiro, como ocorreu em Brumadinho.  “A Patrícia apresentou aos alunos como foi a atuação da equipe, o que fizeram, quais protocolos utilizaram e a importância de trabalhar de forma humanizada, pois neste caso de Brumadinho, os profissionais faziam o reconhecimento dos corpos, mas também falavam com as famílias das vítimas”.

Ana Lucia destaca que a atividade reforçou aos estudantes a importância de se dedicarem aos estudos para terem a qualificação necessária que o mercado de trabalho exige. “Foi uma palestra engrandecedora. Os alunos tiveram um outro olhar sobre a questão de Brumadinho e em relação a atuação na área”.

Everaldo Cesar Bodziak, aluno de Biomedicina do primeiro ano, participou da palestra e afirma que ações como essa demonstram que ter escolhido a UniCesumar para fazer a graduação foi uma ótima escolha. “O ambiente acadêmico sempre será o local perfeito para se tratar das questões que vão melhorar a qualidade de todas as ciências. Conhecer um pouco da atuação da Patrícia em Brumadinho torna mais nobre a importância de um estudo sempre frequente da ciência, bem como a busca em aperfeiçoamento e desenvolvimento em pesquisas, para se evitar as reincidências e criar a cultura preventiva”.

Para o acadêmico, a palestra também demonstrou a relevância do planejamento executivo e coordenação nas ações. “Muitos ainda têm a impressão de que uma perícia ocorre iguais aos filmes, mas a área tem muito mais atividades e segmentos”.

Referência no ensino superior

A UniCesumar está entre 4% das melhores instituições de ensino superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivo mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. A UniCesumar está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 580 unidades polo de educação a distância e campus em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba e em breve, contará com a implantação de mais um campus na cidade de Corumbá (MS).