Unicesumar
Unicesumar

Pesquisador que atua na Escócia conhece projeto da UniCesumar no acolhimento aos imigrantes

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos Silva, receberam nesta sexta-feira, 15, a visita do pesquisador Francis Vinicius Portes Virgínio, que atua na Universidade de Strathclyde, localizada na Escócia. Virgínio desenvolve um estudo sobre imigração no Brasil e esteve na UniCesumar para conhecer os projetos referentes a esse assunto desenvolvidos na instituição.

O pesquisador destacou que decidiu visitar Maringá, pois a cidade tem recebido um grande número de imigrantes. “Já estudo há cerca de sete anos a questão da imigração, compreendendo a realidade do trabalhador imigrante, que muitas vezes enfrenta desafios culturais e também no mercado de trabalho. Acredito que é importante entender, conversar com os imigrantes e conhecer instituições que desenvolvem projetos voltados a eles”.

Virgínio explicou que, no primeiro momento, está montando um diagnóstico da situação e em seguida irá promover workshops com os trabalhadores. “Em um terceiro momento vamos colaborar com entidades que já estão desenvolvendo projetos e políticas que contribuem no processo de inserção dessas pessoas que precisam de proteção humanitária”.

O diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos Silva, colocou a UniCesumar à disposição do pesquisador, destacando que a instituição entende a importância de apoiar a socialização dos imigrantes. “Devemos fazer parte desse processo e estamos trabalhando na questão de gerar dignidade a eles. Para que a pessoa possa ser incluída, tenha um trabalho, uma forma de garantir a sua própria renda”.

Para o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, a educação é um importante agente de transformação e por isso a instituição tem feito parcerias na oferta de conhecimento aos imigrantes e refugiados que chegam à Maringá e região. “Entre os projetos desenvolvidos, oferecemos bolsas de estudos e cursos de qualificação que auxiliam na inserção social dos imigrantes”.

O professor de Teologia e pastor da Segunda Igreja Presbiteriana Independente de Maringá, Naama Mendes, e Erick Pérez Ortuno, venezuelano e líder da igreja no acolhimento dos imigrantes, também participaram da reunião.

Apoio

A UniCesumar desenvolve o Programa de Apoio aos Imigrantes e Refugiados, que tem por objetivo o avanço da igualdade, oferecendo cursos de qualificação gratuitos aos imigrantes e refugiados da região de Maringá. A Instituição também faz doações de bolsas de estudos para imigrantes e refugiados ligados a Associação de Refugiados do Município de Maringá, desenvolve ações assistenciais e proporciona orientação jurídica, por meio do CEJUSC CID, na área de direito internacional, direito empresarial, direito do trabalho e todas as demais áreas relacionadas.

Últimas notícias

Categorias