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Pesquisadores do Brasil todo se reúnem no 7º Colóquio de Moda


Desde domingo (11), Maringá virou o centro de debates sobre moda no Brasil. Pesquisadores de todo o pais, estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação, reúnem–se no 7º Colóquio de Moda, que acontece no Cesumar (Centro Universitário de Maringá).

O Colóquio é considerado o maior evento científico de moda do Brasil e se trata de uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos, divulgação das pesquisas e estudos que vêm sendo realizados por todo o Brasil neste segmento.

O evento conta com cerca de mil participantes. Um total de 268 trabalhos científicos serão apresentados durante os quatro dias de programação e há ainda uma séria de minicursos, palestras e mesas redondas que acontecem até quarta-feira (14).

O objetivo do colóquio é promover a reflexão, o questionamento, a integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda, debatendo a interface com outras áreas, como a sociologia, psicologia, marketing, jornalismo, administração, artes plástica, história e design.
Um dos debates dessa segunda-feira, foi sobre Moda e Literatura.

Fizeram parte da mesa, Maria Cláudia Bonadio, professora e pesquisadora em cultura e comportamento do Centro Universitário Senac, Emília Duncan, figurinista da Rede Globo, Mariana Rodrigues, pesquisadora em História da Moda e autora de livros, Giannetti Solomon, professora do Centro Universitário UNA em Belo Horizonte e autora de livros.

No debate, o vestuário foi apontado como uma significação para o homem que assume, como tal, uma função social.  Mas para Emília Duncan, nada se sustenta se não há uma base, uma discussão intelectual sobre aquilo que se produz.  Ela elogiou as pesquisas que acontecem dentro das universidades e afirmou que isso tem facilitado o seu trabalho.  Criticou, entretanto, a falta de valorização ao passado no país. "O Brasil precisa parar com essa mania de não frequentar museu, não querer ver o passado. O país se faz refletindo sobre si próprio, assim como a moda", disse Duncan.

O evento é uma promoção da Abepem – Associação Brasileira de Estudos em Moda e uma realização da REDEModa, formada pela  Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cesumar, Unipar, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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