Unicesumar
Unicesumar

Pessoas com deficiência iniciam capacitação oferecida pelo Cesumar


O Departamento de Recursos Humanos do Cesumar deu início nesta sexta-feira a um curso de capacitação na área de informática dirigido a portadores de necessidades especiais. Trata-se de um curso gratuito, de 32 horas, que será desenvolvido ao longo de dois meses, com aulas semanais às sextas-feiras à tarde.

A intenção da instituição é ajudar a fazer a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que as empresas são obrigadas a oferecer vagas para portadores de deficiência, mas reclamam da falta de qualificação dessa mão de obra.

O curso contará com conteúdos de Word e Excel e também de relações e comportamento profissional no trabalho.  São ao todo quinze pessoas participando dessa primeira turma e em seguida haverá a abertura de um novo grupo para atender a procura que houve.

Ana Paula Zanoni, de 39 anos, tem paralisia em um dos braços e está fazendo o curso.  Para ela, o curso é uma grande oportunidade, porque o mercado está exigindo pessoas mais capacitadas. "Eu estava precisando aprender computação, então o curso caiu como uma luva para mim", disse a aluna.

Jislaine Aparecida Lima, de 50 anos, já trabalhou como zeladora, vendedora de loja e, desde que sofreu um acidente de trabalho, passou a ter limitação em uma das pernas, não podendo mais trabalhar em pé.  Ela conta que arrumar emprego está difícil e resolveu fazer o curso para melhorar suas chances no mercado.

 A gerente de Recursos Humanos, Simone Oliveira, disse esperar que essas pessoas saiam todas empregadas do curso.  Elas poderão ser selecionadas tanto pelo  Cesumar como por outras empresas. Na instituição, há portadores de deficiência trabalhando hoje em vários setores, como zeladoria, jardinagem, biblioteca, secretarias e call Center.

 

Últimas notícias

Categorias