Planseq-TI forma turma e se estende até dezembro

Mais um grupo de vinte jovens atendidos pelo PlanSeQ - Plano Setorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego  - receberam ontem os certificados de conclusão de curso no Centro Universitário de Maringá.  Os alunos participaram de curso técnico gratuito na área de suporte para sistemas de gestão empresarial, numa parceria realiza pelo Cesumar com a empresa Accion, de sistemas de informação gerencial.

O Planseq-TI vem sendo realizado em algumas cidades do Paraná desde o ano passado, por meio de uma parceria do Cesumar com o Ministério do Trabalho e Emprego, levando formação na área de tecnologia da informação para jovens que buscam uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho.

Denison Mathias da Silva, estudante do último ano de administração do Cesumar, encontrou o que esperava em termos de trabalho já durante o curso. A própria Accion o contratou. "Não esperava ser contratado durante o curso", disse ele, mostrando-se muito realizado por ter agregado os conhecimentos da graduação aos de sistemas de informação de uma empresa.

O curso oferecido pelo Planseq-TI é abrangente, possui 250 horas de duração e inclui não só disciplinas técnicas, mas também de formação geral. Quarenta horas do curso foram destinadas a aulas de psicologia organizacional, em que os alunos receberam noções de comportamento, liderança, comunicação e desenvolvimento de competências.

Podem participar do Planseq pessoas acima de 16 anos, que não estejam  trabalhando com carteira assinada e possuam pelo menos nível médio incompleto de escolaridade.  Igor Gaspar, 17 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, agarrou a oportunidade.  Segundo ele, o curso foi um "divisor de água" em sua vida.  "Hoje já tenho uma visão de como é o mercado de trabalho, o que  as empresas exigem, como lidar com as pessoas."

A consultora da Accion, Giseli Octaviano Moreno, disse que realizar a parceria com o Cesumar foi uma oportunidade que a empresa viu de treinar pessoas parar atuar com sua ferramenta no mercado de trabalho. "Nós vendemos sistemas de informação gerencial para empresas e essas pessoas que saíram daqui estão aptas a lidar com essa ferramenta em qualquer uma dessas empresas que atendemos", explicou, ao informar que a própria Accion fará esse encaminhamento para seus parceiros.

SERVIÇO
O Convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Cesumar foi prorrogado até dezembro e mais cidades serão atendidas ainda pelo Planseq até o final do ano. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.qualificaparana.com.br ou pelo telefone 44-3027-6360, ramal 181.