Ponte de Macarrão: maratona mobiliza alunos de Engenharia Civil da UniCesumar

Estudantes do 1º ao 5º ano tiveram 23 horas para confeccionar a ponte mais resistente com o menor peso

O torneio Ponte de Macarrão já é uma marca registrada do curso de Engenharia Civil da UniCesumar. No entanto, a competição ganhou uma novidade: neste ano, os alunos embarcaram em uma maratona para a confecção das pontes. Entre sexta-feira (8) e sábado (9), eles tiveram 23 horas para construir a ponte mais resistente com o menor peso. A equipe vencedora foi revelada na segunda-feira (11).

A maratona é uma realização da Consec (Consultoria Júnior de Engenharia Civil) e, ao todo, foram 20 equipes compostas por dois a cinco estudantes do 1º ao 5º ano. Todas as atividades que envolvem a confecção da ponte foram definidas pela equipe. Isso incluiu o planejamento das ações, as escalas que os membros farão durante o torneio e todo o material usado para produção.

“A equipe vitoriosa foi a que tive o fator maior”, disse o coordenador do curso de Engenharia Civil, Judson Ribeiro da Silva. Esse dado é composto pela média entre o peso da ponte e a resistência adquirida por ela. “Quem ganha é a equipe que produzir a ponte que resiste a mais quilos com menos peso”, explicou.

De acordo com Judson, o grande objetivo da maratona foi aliar uma ação que já faz parte da rotina do curso a critérios como trabalho sob pressão, dinâmica de equipe e o cumprimento de planejamentos. “Esses desenvolvimentos nem sempre são ensinados nas disciplinas, mas são competências necessárias para a vida. A maratona vai ajudar a trazer um pouco da realidade de mercado para os alunos.”