Pós-graduação promove palestra sobre a importância do pensamento crítico

A coordenação da Pós-Graduação da Unicesumar promoveu, na última sexta-feira (21), a palestra "Didática do Pensamento Crítico e Habilidades Cognitivas", ministrada pelo psicólogo e professor Laênio Loche. Cursos de licenciatura prestigiaram o evento sobre a importância de criar estratégias didáticas para que o aluno melhore a capacidade crítica.

Segundo o palestrante, é fundamental que o professor não transmita o conhecimento pronto ao aluno e sim que o ajude a pensar. "O docente não é o protagonista do ensino, é importante que os estudantes discutam e reflitam sobre o assunto para construir o conhecimento no coletivo", afirma.

De acordo com Loche, a maioria dos professores não faz planos de aula e acabam abortando o pensamento do aluno. "Além de não estruturarem um planejamento de ensino adequado, também não deixam o aluno concluir o pensamento, já passam tudo mastigadinho", diz. Ele acrescenta, ainda, que os estudantes precisam decidir racionalmente quando se deve concordar, discordar ou suspender o juízo sobre algo, mas sempre por conta própria a partir de discussões sobre o tema abordado.

Loche esclarece que mesmo em turmas numerosas, é possível trabalhar habilidades que tornem os alunos mais críticos. "O ideal é montar subgrupos de discussões para que os alunos conversem entre si e depois exponham para todos. Eles precisam realizar esse tipo de processo mental para aprender e refletir uma opinião própria sobre o assunto", diz. Para o palestrante, essa é a melhor maneira de criar possibilidades para o pensamento crítico e integrá-lo com o conteúdo ministrado pelo professor.

A palestra inaugurou o novo curso de pós-graduação da Unicesumar "Didática do Pensamento Crítico" com início imediato e aulas quinzenais aos sábados. Para mais informações, ramal 1221.