Pós-graduação promove palestra sobre negócios e exportação

A Pós-graduação Unicesumar, em parceria com a PEIEX Maringá e a APEX Brasil, realizou, na noite de ontem (17), a palestra "Oportunidades de negócios na América Latina: Colômbia", no auditório Dona Etelvina da instituição. O evento foi apresentado a alunos de graduação, pós-graduação e a empresários da região.

A gerente de estratégias de mercado da PEIEX e palestrante da noite, Carla Ramos de Carvalho, abordou a importância de observar economias em crescimento. "Às vezes não nos damos conta de países com grande potencial de comércio, uma vez que o Brasil explora muito mais as relações com membros do MERCOSUL. Mas enquanto exportamos produtos de baixo valor agregado para o resto do mundo, podemos exportar tecnologia para um mercado que absorva isso, como a Colômbia", aponta.

Segundo o coordenador geral de pós-graduação, Ludovico Bernardi, a universidade trabalha com três pilares fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão. "Torna-se bastante importante manter o contato com o mercado de trabalho para além das salas de aula. Os futuros profissionais precisam entender que a teoria precisa ter relevância com aplicabilidade prática, e conhecer outras visões e experiências colaboram muito para isso", afirma.

Para o Pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, a integração entre o mercado e a academia é motivadora aos alunos e apresenta profissionais com grande potencial aos empresários. "A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. No meio acadêmico podemos transcender os limites de mudar a realidade que nos cerca. E eu tenho certeza que os empresários que estão aqui nesta palestra, vão poder conhecer futuros profissionais competentes e éticos, que podem ajudá-los a fazer essa diferença", diz.