Unicesumar
Unicesumar

PPGTL recebe pesquisadores, professores e alunos de outras IES na Fazenda Escola da UniCesumar

Em maio deste ano os docentes Fábio Bim, Isabele Emanuelli e Márcia Andreazzi, do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado em Tecnologias Limpas (PPGTL) da UniCesumar de Maringá (PR), receberam  pesquisadores, professores e alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na Fazenda Escola UniCesumar. O encontro foi dividido em três momentos que permitiram o compartilhamento de experiências práticas no campo relacionadas com as biotecnologias da reprodução animal e a produção de vacas de leite, principalmente.

Na 1ª visita, a professora Dra. Maria Teresa Mogas Amorós, médica veterinária e docente da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Espanha, a Dra. Fernanda A. M. Oliveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e o prof. Dr. Marcelo Seneda, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e seu orientando puderam acompanhar a prática de aspiração folicular em vacas e a avaliação dos oócitos realizada pelo prof. Fábio e as técnicas empregadas na produção in vitro de embriões. “A visita permitiu a troca de conhecimentos teóricos e práticos entre os pesquisadores nacionais e internacionais e alunos de pós-graduação das duas instituições, sobre as biotecnologias da reprodução animal, sobretudo, em bovinos”, afirmaram os professores Fábio Bim e Isabele Emanuelli.

 

A 2ª visita envolveu os alunos do 4º ano de Zootecnia da UEL, que puderam conhecer as pesquisas conduzidas pelo PPGTL e o sistema de produção de vacas de leite da fazenda, um plantel reconhecido por sua qualidade genética. O prof. Fábio Bim e a prof. Márcia Andreazzi compartilharam conhecimentos teóricos e práticos relacionadas às instalações e a rotina da leiteria, como o manejo nutricional, reprodutivo e dos dejetos dos animais com as professoras doutoras da UEL Carolina A. S. Muniz, Camila B. Costa e Sandra Simonelli e seus alunos. “Esses momentos são enriquecedores, pois permitem congregar professores e alunos de diferentes IES e estimular o conhecimento” comentaram as professoras.

A 3ª visita contemplou os alunos do curso de Medicina Veterinária da Unicentro de Guarapuava (PR), que, juntos com o prof. Luiz Gonzaga Pego de Macedo, puderam vivenciar a rotina da produção leiteira da Fazenda Escola, bem como conhecer as biotecnologias da reprodução animal realizadas pelo prof. Fábio Bim.

GUARUAPUAVA  UEL ZOO 1

UEL PESQ

Últimas notícias

Categorias