Praça do Conhecimento ganha estátuas como novo atrativo

A Praça do Conhecimento no campus do Cesumar ganhou ontem um novo atrativo com a inauguração de quatro estátuas de personagens importantes no contexto de desenvolvimento da  humanidade e que representam: a religião, a ciência, a arte e a filosofia.  As estátuas feitas em concreto com dois metros de altura cada uma são de Jesus Cristo, Galileu Galilei, Leonardo da Vinci e Platão e foram confeccionadas pela artista plástica e coordenadora do curso de Artes Visuais, Deborah Kemmer,  a pedido do reitor Wilson de Matos Silva.

A entrega das obras aconteceu diante da presença de estudantes, professores e diretores de diversas áreas da instituição.  Segundo o reitor, a arte é um meio de expressão da humanidade e as estátuas são uma forma de eternizar o compromisso do Cesumar com a educação e o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais voltada para o conhecimento, a paz e a solidariedade.

Deborah Kemmer  salientou  a ajuda de alunos do curso na execução do projeto e lembrou que foram mais de doze meses de trabalho entre a concepção das obras, a moldagem e finalização. O trabalho recebeu primeiramente uma armação em ferro, depois foi revestido com tela de arame, preenchido por dentro com papel, para então aplicar o cimento e fazer o contorno das imagens. "Utilizamos o recurso de uma estátua oca por dentro para não ficar muita pesada", explicou a professora.

Segundo Deborah, a  ideia seria representar as quatro áreas por meio de personalidades que fossem significativos na história da humanidade.  "Eu e o professor Reginaldo Bordin [Filosofia] fizemos juntos este trabalho e chegamos a esses personagens.  Ou seja, fizemos primeiro um trabalho de pesquisa e justificativa para as obras e depois veio o desafio de confeccioná-las", contou.

As obras foram fixadas em uma base de 80 centímetros de altura e receberam um holofote de luz, para gerar maior efeito à noite. Na base de cada uma foi fixada uma placa de bronze com dizeres de cada personagem.

A Praça do Conhecimento foi inaugurada no campus no ano de 2005 e nela encontram-se também representados os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Trata-se de um espaço aberto e com arquibancadas, destinado a manifestações culturais da comunidade universitária e também externa.

Conheça mais sobre as estátuas

Veja as fotos da inauguração no Facebook