Prazo para inscrições no PIC encerrou esta semana

Encerrou-se nesta semana a inscrição para o primeiro edital do Programa de Iniciação Científica (PIC) no qual concede bolsas-prêmio, promovido pela Diretoria de Pesquisa da Unicesumar.

Com a entrada de quase 400 projetos, a Diretora de Pesquisa, Professora Me. Ludhiana de Matos Garbugio, confirma a crescimento e interesse dos alunos em pesquisa: “este ano tivemos um aumento de mais de 400% na oferta de bolsas-prêmio pelo PIC. Vimos que o nosso corpo discente respondeu muito bem a este estímulo”.

Pela segunda vez, o campus Curitiba enviou projetos de seus alunos, bem como os cursos em EAD, que também se destacaram com o envio de 67 projetos.

Entre os cursos presenciais, sobressaíram-se os cursos de Direito, com o envio de 59 projetos e de Agronomia com 58. Ainda, foi recebido um considerável número de projetos oriundos dos cursos de Fisioterapia, Pedagogia, Medicina, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Ao todo, 62 cursos encaminharam projetos neste ano.

Como se trata de um processo contínuo, percebe-se que a cultura de pesquisa tem se instaurado na IES de forma geral, fortalecendo a formação científica dos acadêmicos, tornando-os corresponsáveis para o desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e inovador.