Prefeitura divulga resultados de pesquisas da Covid-19 em Maringá

Mutirão de testagens teve a participação de alunos e professores dos cursos de saúde da UniCesumar; dados serão usados para traçar estratégias de combate à pandemia

Nesta quinta-feira (16), foram divulgados os resultados da pesquisa realizada por meio de testes rápidos de Covid-19 em Maringá. Os dados foram levantados após mutirões de testagens em diversos bairros promovidas pela Prefeitura de Maringá em parceria com a UniCesumar, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Uningá. A exposição dos dados para a imprensa ocorreu no Auditório Hélio Moreira, às 15h.

Ao todo, foram realizados 950 testes entre os meses de maio e julho. Por meio disso, foi possível demonstrar um amplo panorama da pandemia em Maringá, incluindo dados como percentual de infectados, sintomas mais comuns, perfil e hábitos dos moradores e busca por atendimento. Foi demonstrado, por exemplo, que haveria um infectado a cada 105 habitantes, considerando a população de 423,6 mil habitantes em Maringá. Outros detalhes da pesquisa estão disponíveis no site da Prefeitura de Maringá.

“Além de auxiliarem nesse trabalho, nossos alunos e professores levarão para sempre o impacto de terem participado disso”, ressalta a diretora dos cursos de Saúde da UniCesumar, Solange Lopes. “Eles colaboram, como equipe, e usaram do próprio aprendizado para realizar algo que é de suma importância para a sociedade”, diz.