Universidade Promotora de Saúde: ações no campus universitário e na comunidade

A certificação da UNICESUMAR como UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE, título concebido pela Rede Iberoamericana das Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), motivou o desenvolvimento do projeto de extensão “Universidade Promotora de Saúde: ações no campus universitário e na comunidade”.

WhatsApp-Image-2018-06-14-at-10.29.23-1

Representante da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS), professor Hiram Acevedo Arroyo, da Universidade de Porto Rico, entregou para o reitor da UniCesumar, Prof. Wilson de Matos Silva, a certificação que garantiu a entrada da instituição na rede (RIUPS), em Junho de 2018.

Neste contexto, no campo de ação da promoção da saúde, descrito pela Carta de Ottawa em 1986, destaca-se a criação de ambientes acadêmicos favoráveis à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS, 1992) conceituou as Universidades Promotoras de Saúde (UPS) como instituições de educação superior que revisam seus próprios sistemas e processos, visando assumir a responsabilidade de contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar de seus colaboradores e acadêmicos. Mais recentemente, a Carta de Okanagan elaborada em 2015, atualizou o conceito de Universidades Promotoras de Saúde como as “universidades e faculdades que infundem operações, práticas de negócios e mandatos acadêmicos criando culturas universitárias de compaixão, bem-estar, equidade e justiça social; melhorando a saúde das pessoas que vivem, aprendem e trabalham na universidade”.

Esse documento acrescenta ainda que a UPS é uma instituição responsável por “transformar a saúde e a sustentabilidade da sociedade contemporânea e das próximas gerações, fortalecer a comunidade e contribuir para o bem-estar das pessoas, lugares e do planeta”. Sendo assim, a UPS possui papel fundamental na formação profissional, na estimulação da melhoria na qualidade de vida dos docentes, discentes e funcionários, além de influenciar indiretamente sobre a estruturação da sociedade e no modo de vida e saúde dos sujeitos sociais (Arroyo et al., 2009).

Comprometidos com a maior efetividade de suas práxis em promover saúde, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, sob a coordenação das docentes Mirian Ueda Yamaguchi, Ely Mitie Massuda e Rute Milani Grossi, objetivam, com este projeto, proporcionar à comunidade científica e acadêmica espaços para desenvolvimento de habilidades em promoção da saúde e para a comunidade em geral, a constante busca pela construção de entornos sociais e educativos saudáveis.

ATIVIDADES E PROJETOS EM ANDAMENTO

Grupo de Estudo dos Docentes do PPGPS: “Estudos avançados em Promoção da Saúde” Atividade quinzenal: quintas-feiras, 12h00 as 13h00

Grupo de Estudo com Discentes do PPGPS: “Sabor da Ciência” Atividade mensal: quintas-feiras, 12h00 as 13h00

Universidade Promotora da Saúde: Bem-estar e motivação da comunidade científica Projeto de Mestrado do PPGPS 2019/2021

Ambientes restauradores como recurso para promoção da saúde dos jovens universitários Projeto de Mestrado do PPGPS – 2019/2021

Desafios das Políticas Públicas para as Universidades Promotoras da Saúde Projeto de Doutorado do PPGPS – 2019/2023

IMG_4255

Docentes do PPGPS do grupo “Estudos avançados em Promoção da Saúde”, reunidos para estudo sobre “Conceito de Promoção da Saúde: de Ottawa (1986) a PNPS (2016)” em 27 de junho de 2019.