Presidente da Capes ministra palestra na Aula Magna do Mestrado e Doutorado

O convidado especial falou sobre a Capes e o futuro da pós-graduação no Brasil.

A UniCesumar promoveu nesta quinta-feira, 7, uma Aula Magna que oficializou o início das atividades dos programas de Doutorado e Mestrado.  O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia, foi o convidado especial da noite e palestrou sobre a Capes e o futuro da pós-graduação brasileira.

Participaram da solenidade o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, o presidente da Mantenedora Cesumar, Claudio Ferdinandi, o reitor da UEM, Júlio Damasceno, o reitor da UNIFCV e presidente do SINEPE, José Carlos Barbiere, e demais autoridades.

O reitor da UniCesumar, Wilton de Matos Silva, destacou o avanço e trabalho de toda a equipe da UniCesumar para que a instituição oferecesse educação de qualidade. “A pós-graduação stricto sensu é a consolidação de uma instituição educacional. Sabemos que o mestrado e o doutorado requerem dedicação, mas isso vai tornar os acadêmicos mais fortes e prontos para transformar a nação, por meio da educação. Agradeço a presença do Anderson nesta Aula Magna, é um presente para a nossa instituição”.

Para o reitor da UEM, Julio Damasceno, foi uma honra participar da Aula Magna. “Esse é um momento importante para a UniCesumar, uma instituição que é reconhecida em todo o Estado. Também parabenizo a instituição pela aprovação do Doutorado em Direito, que vem a somar na oferta de educação de qualidade”.

O presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, destacou que participar da Aula Magna era um convite irrecusável e também parabenizou a UniCesumar pela aprovação do Doutorado em Direito. “Quando a Capes aprova um Doutorado, leva-se e consideração inúmeros critérios. É um processo difícil e exigente, por isso parabenizo a instituição por essa conquista”.

Correia falou da atuação da Capes em todo o Brasil, e o objetivo de ampliar a educação de qualidade em todo o País. “Temos 100 mil bolsistas e esse apoio na formação pessoal e qualificação dos profissionais reflete na comunidade. A Capes financia estudos como a redução de assimetrias regionais, entre outros assuntos importantes que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que ainda temos muitos desafios e objetivos pela frente”.

Mestrado e Doutorado

A UniCesumar iniciou a pós-graduação stricto sensu em 2005 e após recomendação da CAPES teve início o Mestrado em Ciências Jurídicas. Em 2011, foi implantado o mestrado em Promoção da Saúde e em 2014, os mestrados em Tecnologias Limpas e Gestão do Conhecimento nas Organizações. Já em 2018, o mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar e o Doutorado em Direito foram aprovados.  O doutorado em Direito é o único curso no país voltado exclusivamente para os Direitos da Personalidade e que completa uma lacuna na produção acadêmica.

O palestrante

Anderson Ribeiro Correia é engenheiro civil pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutor de Engenharia de Transportes pela University of Galgary, no Canadá. É editor associado da revista Transportes e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais.

Compõe o Comitê do Transportacion Research Board, dos Estados Unidos, o Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes e o Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). É pesquisador e assessor do CNPQ e Fabesp.