Presidente da Fundação Araucária visita a Unicesumar

Na última sexta-feira (9), esteve na Unicesumar o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Slud Brofman. Durante a visita, o presidente da fundação foi recebido pelo reitor do Centro Universitário Cesumar, Wilson de Matos Silva, e depois, proferiu palestra de encerramento da 2ª Semana de Medicina da instituição.

Brofman foi otimista ao analisar o cenário da pesquisa no Paraná. "São 340 mil alunos no ensino superior presencial. Temos 264 programas de pós-graduação, a maioria destes são novos, recém-criados e que estão claramente solidificando a pesquisa do Estado", afirma.

Ao falar com os acadêmicos de Medicina, Paulo Brofman, que é cirugião cardiovascular, proferiu a palestra "Como formar um pesquisador". Para ele, um pesquisador é formado a partir de duas formas de incentivo: por parte do docente que o apoia e estimula a pensar, a procurar e a buscar soluções e com programas de bolsas de estudos.

Para as instituições de ensino superior privadas que têm interesse em fomentar e dinamizar suas pesquisas, Brofman diz que o melhor caminho para estas IES é optar por linhas de pesquisas inovadoras que projetem a imagem da instituição e tragam reconhecimento na sociedade.