Pró-reitor da Unicesumar visita universidades chinesas

A Unicesumar, representada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Marcos Silva, participou da terceira delegação ABMES – China Express, entre os dias 10 e 25 de outubro. Na ocasião, gestores, mantenedores e líderes educacionais de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer universidades de destaques da China. O objetivo da viagem foi estabelecer contatos com algumas das principais instituições chinesas de educação.

A delegação visitou Pequim, Xangai, Hong Kong e Macau. Durante as visitas, foi possível trocar experiências e conhecer melhor as práticas em áreas organizacionais, educativas e gerenciais, com oportunidades reais de novos negócios.

Para o professor Marcos Silva, “foi uma oportunidade de firmar intenções de convênios e parcerias que vão beneficiar acadêmicos e docentes da Unicesumar”. Um exemplo foi a Beijing University que é um dos pilares essenciais para a inovação científica e tecnológica da China. A instituição possui um laboratório nacional, nove laboratórios estatais, quatro centros nacionais de engenharia, três centros avançados de inovação para Pequim e mais de 70 laboratórios provinciais. Atualmente, a universidade conta com mais de 30 escolas/faculdades e 2.172 professores em período integral, 83,60% deles possuem doutorado.

A delegação brasileira também foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita. Ele ressaltou que o Brasil já é o principal parceiro comercial da China e que já uma relação saudável entre os dois países. Em depoimento à matéria publicada no site da ABMES, ele ressaltou que “o que falta fazer é intensificar a busca por oportunidades individuais e aumentar o que os chineses chamam de relações “pessoa para pessoa”. Estamos em uma fase mais granular, de identificar oportunidades, de fazer com que os brasileiros conheçam a China e que os chineses conheçam o Brasil”.

A China é o maior produtor de doutores universitários do mundo, com 95% de sua população alfabetizada. O país lidera o ranking mundial de valorização de professores e é o maior parceiro comercial do Brasil e possui o maior mercado de smartphones do mundo.

Sobre a ABMES

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) representa entidades mantenedoras de educação superior particular em todo o território nacional com o objetivo de engajá-las nas mais diversas instâncias e atuar na consolidação efetiva de seus pares.

Guiada pelos propósitos estabelecidos desde sua concepção, sempre atenta às mudanças ocorridas ao longo dos anos nos contextos educacional, social, econômico e político do país, a ABMES desempenha seu papel com firmeza, audácia e obstinação, sendo, atualmente, a maior instituição representativa da educação superior particular no Brasil.