Unicesumar
Unicesumar

Prof. Dra. Tânia Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, participa do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em João Pessoa

No evento, realizado entre os dias 26 e 30 de setembro, a professora apresentou resultados de uma pesquisa sobre violência contra a mulher

A professora Dra. Tânia Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e do Curso de Graduação em Medicina, da UniCesumar, participou, entre os dias 26 a 30 de setembro, do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O evento, que foi realizado no campus da Universidade Federal de João Pessoa, comemorou os 40 anos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e reuniu pesquisadores de diversas partes do país, buscando, numa abordagem interdisciplinar, discutir o processo de saúde-doença-cuidado.

Além da participação dos grupos de discussão, a Dra. Tânia Gomes apresentou o trabalho “Marcas da violência no corpo e na alma das mulheres: violação dos direitos humanos e da saúde”. A pesquisa apresentada é resultado de projetos científicos desenvolvidos pela Dra. Tânia com seus orientandos do Mestrado e de Iniciação Científica.

A professora também participou do minicurso “Utilizando a abordagem de narrativas em dispositivo grupal para a formação, gestão do cuidado e intervenção em saúde”, ministrado por pesquisadoras da Fiocruz. “Foi muito produtivo e contribuiu de maneira significativa para a atualização do meu conhecimento acerca da violência contra as mulheres numa interface com a saúde”, enfatizou Tânia.

O encontro possibilitou ainda o contato com colegas de diferentes instituições de ensino do país, criando novos canais de diálogos e consolidando as redes entre pesquisadores e pesquisadoras.

Últimas notícias

Categorias