Prof. Me. Nayara de Oliveira participa do X Ciclo de Estudos da Linguagem e III Congresso Internacional de estudos da Linguagem, em Ponta Grossa (PR)

A docente também participou do 10º Ciclo de Estudos da Linguagem, que teve o objetivo de reunir profissionais de diversas áreas para aprofundar conhecimentos

A professora Me. Nayara de Oliveira, do curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) da Educação a Distância, participou, nos 29 e 30 de julho, do 10º Ciclo de Estudos da Linguagem (CIEL) e do 3º Congresso Internacional de Estudos da Linguagem, realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A finalidade do CIEL é de que os estudiosos da linguagem (linguística, linguística aplicada e literatura) e os pesquisadores das demais disciplinas das Ciências Humanas, bem como de Artes, Comunicação, Música e outras áreas. A partir de diálogos estabelecidos, a proposta é que eles reflitam sobre os estudos da Linguagem, da Identidade e da Subjetividade numa perspectiva epistemológica descolonial.

Os trabalhos apresentados tiveram os títulos de “Identidade, Fragmentação e Pertencimento: O feminino em Pérolas Absolutas, de Heloísa Seixas” e “Gênero como Performance: as múltiplas faces do feminino em três contos de Clarice Lispector”, apresentados no simpósio “Materialismo lacaniano, fragmentação identitária e outras teorias contemporâneas”. O objetivo do simpósio foi debater, dentre outros assuntos, a escrita e a representação feminina no universo literário, trazendo à tona discussões sobre o papel da mulher na contemporaneidade e os reflexos dos conflitos identitários surgidos com a pós-modernidade na literatura escrita por mulheres.

Segundo a professora Nayara, a participação no evento foi de grande valia ao possibilitar contato com pesquisadores de diversas instituições do país que se dedicam aos estudos da literatura e outras artes sob o viés descolonial, possibilitando a discussão sobre a arte literária como forma de resistência e de crítica às instituições, reforçando-se a defesa da liberdade de expressão e pensamento e, ainda, da arte como forma de contestação social.