Prof. Msc. Maria Tereza Soares Rezende Lopes do curso de medicina participa do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Belém/PA, julho/2018

Maria Tereza

O evento foi de extrema relevância, especialmente para a área de Saúde Coletiva na medicina, pois tratou de diversas questões da atualidade, relacionadas ao sistema público de saúde, legislações, modelo de atenção e as perspectivas de mudanças para o aprimoramento.

O congresso, que contou com a participação de mais de 5.000 pessoas, entre gestores, trabalhadores da saúde, acadêmicos e outros, focou especialmente nos problemas da atenção primária à saúde, nos desafios relacionados ao financiamento do sistema, nas dificuldades da relação interfederativa e da formação das regiões de saúde para a consolidação das Redes de Atenção no país.

Participaram diversas autoridades, entre elas: o Ministro da Saúde, bem como Secretários de Estado da Saúde, Secretários Municipais de Saúde e pessoas de relevância na área acadêmica e de gestão. Também foi realizada uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) ribeirinha de Combu. Os debates propiciaram uma reflexão dos problemas atuais e novas proposições.