Profª. Drª. Adriana Ortiz publica trabalho científio no V CONEDU, em Olinda. (out/2018)

AdrianaO CONEDU – Congresso Nacional de Educação é um evento realizado anualmente. A quinta edição teve como objetivos discutir as vivências educacionais entre profissionais com  diferentes atuações, promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades, e apresentar a atualidade das discussões no campo educacional. Contou com a participação de professores da Educação Básica, do Ensino Superior, estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Ensino Médio e Técnico, das diferentes regiões do Brasil e alguns países limítrofes.

O evento abriu espaço para a apresentação de trabalhos científicos e reuniu as mais amplas temáticas em torno à educação, organizadas em diversos grupos de trabalhos.

Incluíram a formação de professores, didática, currículo e políticas educacionais; história e fundamentos da educação; movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; educação, história e ensino da cultura afro-brasileira, africana e indígena; gênero, sexualidade e educação; linguagens, letramento e alfabetização; educação infantil e educação especial; inclusão, direitos humanos e interculturalidade; educação de pessoas jovens, adultas e idosas; educação matemática e ambiental; ensino de línguas, ensino de ciências; educação emocional e, por último, tecnologias e educação.

As comunicações orais, vistas como oportunidades para divulgar resultados de investigação, foram apresentadas no formato de Grupo de Diálogo. Cada grupo foi composto pelos participantes do grupo de trabalho acompanhado de um coordenador mediador das discussões em torno das contribuições de cada trabalho. Não foram utilizados recursos audiovisuais. Esta modalidade de apresentação foi significativa por quanto possibilitou um intercâmbio e um debate enriquecedor sobre assuntos diversos, com intervenções mais participativas.

O V CONEDU foi uma ótima oportunidade, não apenas de atualizar temáticas vinculadas à educação, ou de divulgar trabalhos científicos, mas também para fazer contato com pessoas envolvidas na própria área de interesse. A participação neste evento levou ao reconhecimento de novas realidades, experiências e convivências que se transformaram em novas aprendizagens.