Profa. Dra. Cynthia G. A. Araújo, do curso de Fisioterapia, participa do IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física, em Fortaleza

Esta foi a primeira vez que a UniCesumar teve resultados de pesquisas apresentados no evento

A profa. Dra. Cynthia Gobbi Alves Araújo, do curso de Fisioterapia, participou do IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física. Os eventos foram realizados entre os dias 23 e 26 de outubro, em Fortaleza (CE).

O Congresso da SONAFE é o maior Congresso de Fisioterapia Esportiva da América Latina. O evento acontece bianualmente, desde 2003, e ocorreu no Nordeste pela segunda vez. Os grandes nomes da fisioterapia do Esporte de alto rendimento, de todas as modalidades se reuniram para debater sobre as melhores e mais recentes evidências científicas e práticas clínicas na avaliação e tratamento das lesões no esporte. Foram cerca de 1.500 participantes, sete convidados internacionais, divididos em workshops, simpósios, palestras, além de momentos para discussões e perguntas.

Pela primeira vez, a UniCesumar participou do evento apresentando três pesquisas desenvolvidas na instituição. Além da professora, estavam presentes os alunos Amanda Fontes, Gabriela Lopes e Vinícius Sacioti, que apresentaram os seguintes trabalhos: “Prevalência de dor lombar em atletas de crossfit e a incontinência urinária como fator associado”, “Prevalência das lesões mais frequentes e qualidade de sono em atletas universitários” e “Relação entre a qualidade de sono, depressão e ansiedade em atletas de voleibol no pré e pós competição”.

A participação em eventos científicos com esse impacto motiva e inspira graduandos e profissionais da área a buscarem inovações e melhoramentos técnicos-científicos para o tratamento de seus pacientes. Além disso, incentiva fisioterapeutas a sustentarem suas condutas terapêuticas em evidências científicas.