Profª. Drª. Rejane Sartori e a aluna Gisele Lourenço participam do VIII CIKI, em Guadalajara, Set/2018.

RejaneO CIKI - Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação - é um evento que tem se consolidado como um espaço interamericano que favorece a partilha de ideias e práticas em Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão da Inovação.

Neste ano de 2018, em sua oitava edição e com o tema "Habitats de Inovação e Economia do Conhecimento: Aposta pelo Futuro", o evento foi realizado na cidade de Guadalajara, Estado de Jalisco, um dos principais centros tecnológicos do México, congregando mais de 200 participantes vindos de 13 países das Américas.

O CiKi 2018 foi coordenado pelo Colégio das Américas (COLAM) da Organização Universitária Interamericana (OUI), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimentos da Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidad de Guadalajara, sede da Vice-presidência da OUI.

Neste evento foram apresentados 128 artigos, selecionados por meio do sistema blind-review, os quais são resultados de estudos e pesquisas da comunidade acadêmica nacional e itnernacional, proporcionando assim um espaço para a troca de novos modelos, tendências, paradigmas, abordagens e metodologias que transformam conhecimento em inovação, bem como o intercâmbio de experiências e boas práticas para promover a inovação do setor público, academia, setor privado e sociedade civil. Ademais, foram efetuadas visitas técnicas a empresas inovadoras do ecossistema de inovação de Jalisco.

Rejane2Segundo a pesquisadora, foi possível efetivar a participação do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar como co-organizadora do CIKI 2019, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Outrossim, foram estabelecidos contatos com pesquisadores da Universidad Técnica Particular de Loja, Equador, e Corporación Universitaria Minuto de Dios, da Colômbia, no sentido de firmar parcerias para o desenvolvimento de trabalhos voltados à inovação social.