Unicesumar
Unicesumar

Profª. Msc. Fabiana Avelar participa do XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, em Curitiba. (Out/2018)

FabianaO XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, o III Congresso Ibero-Americano e o VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia foram realizados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e teve como propósito fortalecer a comunicação e parceria com as IES.

O tema central “Comunicação e direitos humanos: democratização do acesso às práticas fonoaudiológicas” remeteu a considerar a Fonoaudiologia na sociedade: defesa irrestrita ao direito à palavra, à promoção do diálogo, à valorização da diferentes formas de comunicação, à melhoria da qualidade de vida, ao fomento para o desenvolvimento e progresso da ciência, do cuidado em saúde, do acesso à educação e ao trabalho a todos independentemente de sua condição física, mental, social ou econômico.

Dentre as principais discussões fonoaudiológicas estiveram o direito de constituir linguagem, ouvir e ser ouvido, expressar-se e ser compreendido nas suas formas de manifestação, cuidar da voz e da motricidade orofacial, ter acesso à informação e poder utilizá-la para leitura do mundo, poder se comunicar para alcançar independência e autonomia e participação social.

Os trabalhos de pesquisas levados para a apresentação neste evento foram considerados relevantes, originais e de temáticas atuais, repercutindo muito positivamente no contexto da comunidade científica. O aproveitamento do conteúdo técnico-científico foi significativo e de extrema importância para ampliação do conhecimento, inclusão de novas ações e perspectivas à prática docente e acadêmica de nossa instituição.

“De acordo com a pesquisadora, foi possível observar e concluir, muito satisfatoriamente, que os saberes discutidos, propostos e difundidos entre as principais instituições brasileiras, públicas e privadas, estão em acordo com os projetos e propostas pedagógicas praticadas no curso de graduação em Fonoaudiologia de nossa instituição. Tanto que despontamos neste evento ao ponto de sermos premiados, pela inovação na maneira de abordar e intervir para conscientização da população, em uma das áreas de atuação da Fonoaudiologia. Recebemos destaque e mérito como a melhor Campanha Ações Motricidade Orofacial 2018 intitulada“Atenção à Respiração Oral e Saúde Respiratória”, realizada em Maringá, junto a Maratona de Revezamento “Pare de Fumar Correndo”, em que se alcançou um público circulante de cerca de 4 mil pessoas”.

Últimas notícias

Categorias