Professor da EAD Unicesumar é aprovado em doutorado no Canadá

Rogério Pereira_professor EAD TecnologiaO professor dos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Rogério de Leon Pereira, é o mais novo aluno de doutorado em Ciência da Computação da University of Manitoba no Canadá. Sua área de pesquisa será em Bioinformática com uso de Computação Humana e Crowdsourcing Games, estudos que procuram combinar pessoas e máquinas, para resolver questões complexas.

Suas aulas iniciam-se em setembro e o curso tem duração de quatro anos. “Será um tempo de muitos estudos e descobertas. O Canadá é um dos líderes mundiais no estudo do genoma humano. Meu orientador tem contato com os principais pesquisadores nessa área. Estou muito animado com a possibilidade de me encaixar nessa área e poder trazer para o Brasil parte desse conhecimento”, comenta.

Sua experiência como professor e seu último artigo publicado sobre jogos na reabilitação robótica foram cruciais para ser aceito no doutorado, já que seu orientador procurava alguém com experiência em desenvolvimento web e jogos digitais.

Rogério é formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Unicesumar e possui mestrado em Ciência da Computação. Divide sua rotina de analista de sistemas com o trabalho de professor. Para o futuro, pretende dedicar-se exclusivamente à carreira acadêmica e à pesquisa científica.

Confira mais detalhes sobre as áreas de pesquisa do professor Rogério.

Bioinformática: é um campo interdisciplinar que envolve computação, matemática, estatística e biologia.  Corresponde à aplicação das técnicas da informática para analisar informações na área de estudo da biologia. É muito utilizado no sequenciamento genético e na produção de novos medicamentos.

Computação Humana: modela problemas computacionais que um computador não consegue resolver e usa um "grupo" de pessoas para resolver tal problema.

Crowdsourcing games: Na computação humana o trabalho é voluntário, porém, é muito difícil engajar pessoas para que auxiliem nesse trabalho que o computador não consegue fazer. Uma boa estratégia é modelar o problema na forma de um jogo, ao ponto de que o jogador resolva o problema enquanto joga.