Unicesumar
Unicesumar

Professor de Medicina faz palestra em empresa sobre câncer de mama


O médico ginecologista Samuel Barbanti, professor do curso de Medicina do Cesumar, participou hoje da programação  organizada pela empresa maringaense PBLopes (concessionária Scania) para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Ele fez uma palestra para as funcionárias da empresa e convidadas sobre "Câncer de mama".

A palestra aconteceu na Sala de Treinamentos da empresa, localizada na avenida Colombo (próximo à divisa de Sarandi) e reuniu trinta mulheres. Além de colaboradoras, algumas clientes e esposas de  funcionários.

O médico explicou com linguagem bastante acessível sobre a funcionalidade da mama, a anatomia e os fatores de risco para o câncer. Segundo ele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e continua causando uma alta mortalidade no Brasil, "provavelmente porque é diagnosticado em estágio muito avançado", observou.

O maior meio de prevenção é o exame clínico da mama, que deve ser feito sempre por um médico ginecologista ou enfermeira especializada e a mamografia anual, a que toda mulher tem direito legal após os 40 anos de idade.

Segundo o médico, o câncer antes dos 35 anos é raro e as mulheres devem se preocupar com a prevenção da doença após esta idade, mas quem vai indicar que tipo de exames  deve fazer é sempre o médico.

 No caso das mulheres trabalhadoras, ele disse que todas têm direito à dispensa do trabalho para fazer os exames necessários. "O trabalho não deve impedi-las de fazer uma mamografia anual", salientou.

A encarregada do Departamento Administrativo da PBLopes, Ana Maria Magalhães, responsável pela organização da palestra, disse que a intenção foi homenagear as mulheres contribuindo para a qualidade de vida.

Últimas notícias

Categorias