Unicesumar
Unicesumar

Professor de Nova Iorque faz palestra para alunos de comunicação

Tema abordado foi o desenvolvimento de interfaces interativas e novas formas de perceber o mundo.

ProfKrueger_ProfTiago_profaAnaPaulacomalunosO professor Ted Krueger, da Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), em Nova Iorque, aproveitou a visita para participação em uma banca do mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar e palestrou para os acadêmicos dos cursos de comunicação: Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Atuando em projetos junto com a Agência Espacial Norte Americana (NASA), Krueger apresentou os conceitos de expanded sensorium e a criação de interfaces colaborativas. Entre os projetos citados, está a construção de objetos para os astronautas fazerem exercícios físicos em ambientes de microgravidade e ao mesmo tempo interagirem com ambientes virtuais. Nessas condições, o astronauta chega a perder 11% da massa muscular por mês e vê acelerar o processo de osteoporose.

A proposta, segundo o professor Tiago Lucena, foi a de criar oportunidade para os estudantes pensarem em outras modalidades de comunicação, e não somente visual ou sonora “e que conheçam modelos de comunicação multisensorial e de expansão perceptiva e sensória, temas que são próprios da ciência cognitiva, na qual o prof. Krueger é um especialista”, completou.

A apresentação é fruto de integração entre a pós-graduação e a graduação e contou com a colaboração das professoras Ana Paula Machado Velho, Sonia Bertolini (coordenadora do Mestrado em Promoção da Saúde) e Fernanda Coutinho (coordenadora do curso de Comunicação).

Últimas notícias

Categorias