Professor do mestrado da UniCesumar abre evento científico Europeu

O professor Ph.D. Nelson Tenório, realiza a abertura do 19th ECSCW 2021 - European Conference of Computer-Supported Cooperative Work  (https://ecscw.eusset.eu/2021/), presidindo a apresentação de trabalhos científicos.

O ECSCW é o mais expressivo evento Europeu de sistemas colaborativos, sendo o segundo maior do mundo e, esse ano, foi realizado de forma online , no dias 7 à 11 de junho, organizado pela Universidade de Zurique, na Suíça. Foram mais de 300 trabalhos recebidos oriundos de universidades Europeias e de países como a Dinamarca, Alemanha, França, Portugal, Finlândia, Noruega, Reino Unido, dentre outros.

O professor Ph.D. Nelson faz parte da seleta equipe de pesquisadores que fazem parte do comitê científico do evento. O evento possui oito trilhas de trabalhos científicos para a discussão de diversos temas relacionados ao trabalho e sistemas colaborativos, sendo: Journal Papers, Exploratory papers, Notes, Posters & Demos, Panels, Workshops & Masterclasses, Doctoral Colloquium e Diversity.

A sessão presidida pelo professor Nelson discutiu o tema “Digital Design and Development”, onde pesquisadores europeus, de referência na Europa e Estados Unidos, apresentaram seus trabalhos, citando alguns como: Pernille Bjørn, Mark Wulff, Mathias Schmidt Petræus, Naja Holten Møller, Katerina Cerna, Claudia Müller e Christine T. Wolf.

Na sessão, foram discutidos temas atuais sobre Designing Human-Building Interaction in Virtual Reality, Making online participatory design work, Understanding the digital ecologies of older adults e “Explorable” AI, Learning from ML Developers’ Sensemaking Practices.

O evento foi gratuito e o convite foi estendido a todos os estudantes de mestrado em Gestão do Conhecimento. No Brasil, temos o SBSC (Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos) que foi realizado no Rio de Janeiro de forma online, e é equivalente ao ECSCW, sendo o maior evento da América Latina.

O professor Nelson Tenório foi presidente de seção de apresentação de trabalhos científicos do SBSC 2021 e está, junto com pesquisadores do Brasil e do mundo, na vanguarda das pesquisas relacionadas a trabalhos e sistemas colaborativo baseados em tecnologias e processos que envolvam pessoas.