Professor do mestrado em Tecnologias Limpas publica com seus alunos em Congresso Internacional

fotosProfessor: Dr. José Eduardo Gonçalves

O professor pesquisador José Eduardo Gonçalves, publicou junto à 6ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que havia como tema central “Inovação com sustentabilidade em tempos de mudança”. Dentro desse contexto foram trabalhados durante os três dias os seguintes assuntos: Recursos Hídricos (10/04), Resíduos Sólidos (11/04) e Tecnologias Ambientais (12/04).

O pesquisador apresentou 5(cinco) trabalhos, intitulados:

1 - A análise da qualidade da água no contexto do processo de revitalização de nascente de abastecimento de microbacias);

2 – Relevância do impacto urbano e agrícola gerado sobre qualidade da água na bacia do Rio do Campo: Influência dos fatores físicos, químicos e microbiológicos;

3 - Qualidade da Água: Uma percepção quanto a presença de agroquímicos na bacia do Rio do Campo, em manancial de abastecimento público, no norte do Paraná – Brasil;

4 - Análise física e mecânica de tijolos de solo-cimento produzidos com compósitos de resíduos industriais;

5 - Logística reversa aplicada aos resíduos sólidos urbanos recicláveis.

O congresso contou com a presença de 495 participantes e com a apresentação de 400 trabalhos. Nos três dias de eventos foram apresentados 14 palestras e 3 mesas redondas (considerações finais), com dois palestrantes internacionais (Dr. Dirk Bludau - Alemanha e Claudia Etchebehere Arenas- Uruguai) e 12 nacionais de diversos setores, inclusive o Carlo Linkevieius Pereira (Pacto Global/ONU), Devanir Garcia dos Santos (ANA - Agência Nacional de Águas), Bruno Marin (Empresa Votorantim), Wander Souza (Gerente de MA da Tetra Pak), Márcia Helena Santos da Rosa (Empresa Sulgás).