Unicesumar
Unicesumar

Professor integra comissões do MEC

O professor Evandro Cherubini, coordenador dos cursos tecnológicos em Automação Industrial e Gestão Sulcroalcooleira e também dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecatrônica, recebeu convite da Secretaria Profissional de Tecnologia, ligada ao MEC, para integrar a comissão responsável por avaliar e aprovar os novos catálogos nacionais dos cursos técnicos e tecnológicos existentes no país.


O primeiro encontro para discutir os cursos técnicos aconteceu em Florianópolis há duas semanas e reuniu especialistas do Brasil inteiro. Eles tiveram a missão de avaliar as sugestões que foram dadas por instituições de ensino, empresas e entidades de classe sobre o primeiro catálogo elaborado pelo MEC.


Segundo Cherubini, "o MEC recebeu muitas sugestões de alterações, inclusão de novos cursos, mudanças de perfil e de objetivos e nós tivemos de analisar tudo isso para aprovar um novo catálogo". O resultado final será publicado em agosto e a comissão será ainda convocada para realizar o mesmo trabalho voltado aos cursos tecnológicos.


A intenção do MEC ao elaborar esses catálogos é diminuir a grande quantidade de nomenclaturas existentes para os cursos e uniformizar as propostas pedagógicas. 


Diretrizes para o Enade


Um outro trabalho para o qual Cherubini foi convocado refere-se à participação na comissão que irá elaborar as diretrizes curriculares do curso de tecnologia em Automação Industrial que servirão como base para a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). "Este trabalho deverá ser feito até meados de agosto, pois a prova do Enade ocorrerá até a primeira semana de novembro", esclareceu o professor.


Na opinião de Cherubini, os convites estão diretamente ligados à qualidade dos cursos tecnológicos que o Cesumar oferece. "Eu participo de reuniões no Brasil todo e o Cesumar é sempre muito lembrado. O MEC também reconhece alguns trabalhos nossos como inovadores e temos servido de referência para outras instituições. Muitos coordenadores de universidades fora de Maringá têm nos procurado para trocar experiências de como gerenciamos nossos projetos."

Últimas notícias

Categorias