Professor lança livro desvendando temas de filosofia e ética

Colocar os estudantes em contato com os temas filosóficos de forma compreensível é a proposta do livro.

“Noções Básicas de Filosofia e de Ética” é uma proposta de leitura fácil e compreensível sobre temas da filosofia considerados geralmente complexos pela maioria dos estudantes. No momento em que se intensifica o estudo da filosofia nos cursos médio e superior, o professor do Centro Universitário de Maringá, Rubem Almeida Mariano, aposta em uma obra que, acima de tudo, busca desvendar os temas mais complexos da filosofia e da ética por meio da  análise de situações do  cotidiano.

O livro, que será lançado nesta sexta-feira, em sessão de autógrafos no MPB Bar, a partir das 20 horas, é dirigido tanto a estudantes do Ensino Médio como a universitários do 1º ano de faculdade e outras pessoas que têm interesse pelo assunto. Segundo o professor, o livro surgiu da dificuldade  dos alunos,  sentida em sala de aula, ao se depararem com um linguagem complexa e densa da literatura filosófica.

“Os jovens estão distantes das discussões filosóficas e quanto maior a dificuldade mais se afastam. Eu quis então traduzir para eles as questões debatidas em filosofia de forma simples, como algo que faz parte da vida de cada um, e assim buscar um maior aproveitamento dos estudos”, explicou Mariano.

Conforme o autor, “o livro é uma proposta de trabalho que tem como objetivo aprender a pensar de maneira crítica os principais temas da filosofia para a formação pessoal, escolar e profissional sem complicações, preservando sempre a boa tradição do pensamento crítico filosófico”.

Conteúdo
O livro está dividido em seis capítulos, onde cada um aborda um tema específico relacionado ao conhecimento filosófico como: a filosofia na formação escolar e profissional, o conhecimento humano, filosofia: a busca do conhecimento, os princípios filosóficos da ética e da moral, ética e cidadania e, por fim, ética profissional.

Os temas podem ser estudados separadamente e em cada capítulo há um esquema montado pelo professor que auxilia o estudante a compreender o assunto na sua totalidade. Em cada capítulo são apresentados os objetivos de aprendizagem, o plano de estudo e as justificativas, que farão com que o estudo se torne mais fácil.

Logo em seguida à exposição do conteúdo, tem-se apresentação das principais idéias do capítulo. É um resumo que procura informar ao leitor as idéias que ele tem de ficar atento para compreender ainda mais o tema estudado.

Ao final, o livro tem atividades para fixar e aprofundar os conhecimentos, trazendo exercícios práticos e leitura dirigida de textos que remetem ao tema estudado no capítulo.

Sobre o autor
Natural do Estado do Amazonas, Rubem Almeida Mariano é professor universitário do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Bacharel em Teologia pelo Seminário Reverendo Antônio de Godoy Sobrinho” de Londrina e em Filosofia pela Universidade Sagrado Coração de Jesus de Bauru. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor do Livro “Alcoolismo e Pastoral” pela Editora Vozes. Articulista dos temas: política, ética profissional, comportamento e sociedade. Palestrante dos temas de ética profissional.

Serviço
Noções Básicas de Filosofia e Ética. Ed. Liceu, 83 páginas. R$ 25,00, nas principais livrarias da cidade. Lançamento: sexta (dia 16), às 20 hs., no MPB Bar (av. Curitiba).