Professor lança livro sobre acionamentos elétricos

Obra atende área da engenharia para a qual não existe uma literatura brasileira que aborde o tema com profundidade  e se destina a profissionais que atuam nas áreas de automação, mecatrônica e eletrotécnica

O professor Claiton Moro Franchi, dos cursos de Mecatrônica e Automação Industrial do Cesumar, acaba de lançar um livro que trata de maneira dinâmica e didática os conhecimentos fundamentais relativos a acionamentos de máquinas elétricas. "Acionamentos Elétricos", da Editora Érica, é a primeira obra brasileira sobre o assunto.

Segundo o autor, "a motivação para elaborar o livro surgiu devido à dificuldade de obter um material didático na literatura nacional que trate de acionamentos elétricos, com uma linguagem objetiva sem perder a essência técnica".

O professor, engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Engenharia Química na área de Controle, Modelagem e Automação de Processos pela UEM, aproveitou os três anos de sala de aula no Cesumar para elaborar o material, de acordo com as necessidades dos alunos em entender melhor a matéria. Seu trabalho tem como subsídio a literatura internacional, já que não existem referências bibliográficas que abordem o tema com profundidade no Brasil.

A obra
Composto de seis capítulos e dois apêndices, o livro aborda motores elétricos de indução monofásicos, trifásicos e sincrônicos, assim como conceitos relativos à potência. Detalha de maneira clara e técnica os dispositivos utilizados em acionamentos elétricos, contatores, fusíveis, disjuntores, relés de sobrecarga, inversores de freqüência e soft-starters, com análise de projeto de chaves de partida e circuitos de comando.

Ao final de cada capítulo há um conjunto de exercícios para facilitar a fixação do conteúdo. Os apêndices apresentam os principais diagramas elétricos utilizados na prática e a descrição da simbologia adotada por normas nacionais e internacionais.

A obra é destinada a técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nas áreas de automação, mecatrônica e eletrotécnica e também profissionais que precisam se manter atualizados.

Serviço
O livro encontra-se à venda nas livrarias do país. Pode ser encontrado na Livraria Campus do Cesumar, ao preço especial de R$ 50,00 para alunos do Cesumar. O preço normal de lançamento é de R$ 65,00. Possui 256 páginas, no formato 17 x 24.