Unicesumar
Unicesumar

Professor participa do lançamento do Formulário Terapêutico Nacional


Em cerimônia realizada ontem (24), em Brasília, foi lançado oficialmente pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Formulário Terapêutico Nacional (FTN), um compêndio dos medicamentos que configuram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Trata-se da primeira edição do formulário, que tem por objetivo promover o uso racional dos medicamentos essenciais.

"Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades de saúde prioritárias da população, os quais devem estar acessíveis em todos os momentos, na dose apropriada, a todos os segmentos da sociedade", explicou o professor do Cesumar José Gilberto Pereira, membro da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare).

O FTN contém informações científicas, isentas e embasadas em evidência, visando subsidiar os profissionais de saúde em prescrição, dispensação e uso dos medicamentos essenciais. Para tanto, contém indicações terapêuticas, contra-indicações, precauções, efeitos adversos, interações, esquemas e cuidados de administração, orientação ao paciente, formas e apresentações disponíveis comercialmente incluídas na Rename e aspectos farmacêuticos dos medicamentos selecionados.

"O FTN pretende ser decisivo vetor para o uso racional de medicamentos, com indubitáveis benefícios individuais, institucionais e nacionais. Para o paciente, contribui para obtenção de terapia com eficácia, segurança, conveniência e menor custo. Institucionalmente, favorece a melhoria do padrão de atendimento e significativa redução de gastos. Em plano nacional, a legislação pautada por evidências definidoras de condutas racionais acarreta conseqüências positivas sobre mortalidade, morbidade e qualidade de vida da população", comentou o professor Gilberto. .

De acordo como o Ministro da Saúde, a primeira tiragem, de 50.000 exemplares, será distribuída a todas as unidades da Farmácia Popular do Brasil e às equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), com o objetivo, em primeira instância, de fortalecer as ações de Assistência Farmacêutica na atenção básica à saúde no País.

Os trabalhos de elaboração do FTN tiveram início em fevereiro de 2007 e foram executados por oito equipes nacionais, entre elas a do Centro de Informação sobre Medicamentos do Cesumar (CIM-CESUMAR), coordenada pelo professor José Gilberto Pereira e com a participação dos acadêmicos Larissa Niro e Maurício Fábio Gomes e do professor Rogério Aparecido Minini dos Santos, todos do Curso de Farmácia do Cesumar.

Desde 2006, o professor José Gilberto Pereira é membro da Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Comare) do Ministério da Saúde, representando nesta Comissão a única IES privada participante, o Cesumar.

O professor ressalta a importância e o impacto dos trabalhos da Comare na reorganização e consolidação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) como instrumento norteador da Política Nacional de Medicamentos. Ìom a publicação do FTN ampliam-se a melhoria do acesso aos medicamentos essenciais pela população e a promoção do uso correto e racional de medicamentos no País", concluiu o professor.

Serviço

Para ter acesso à versão digital do FTN basta acessar este link.

Últimas notícias

Categorias