Professora da UniCesumar participa de Conferência da ISCN 2019

Representante da Instituição apresenta projeto que trabalha em prol de melhorar a qualidade da gestão de ensino na rede pública

Apresentando as ações desenvolvidas pela UniCesumar com o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB), a Coordenadora Executiva do projeto, professora Dra. Tânia Regina Corredato Periotto, participa nesta semana da 13º Conferência anual da Rede Internacional de Campus Sustentável (International Sustainable Campus Network - ISCN). O evento é voltado para a discussão dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), debatendo as ações desenvolvidas em prol da agenda 2030 em todo o mundo, e acontece em São Paulo entre os dias 11 e 14 de junho.

O objetivo da conferência em 2019 é enfatizar o poder que as parcerias colaborativas podem ter no papel da Instituição de Ensino Superior, em relação ao progresso do desenvolvimento sustentável, apresentando soluções e iniciativas que possam ser reaplicadas em outros lugares e provocar algum impacto positivo na responsabilidade social.

A professora Dra. Tânia juntamente com o Mestre em Estatística José Vicente Gonçalves estão à frente do PEEB desde 2013, ação que ficou entre as duas únicas apresentadas por Instituições de Ensino Superior do Brasil selecionada para apresentar o trabalho na Conferência. “Adotamos como estratégia a prática colaborativa. A cada ação implementada, aumenta o processo de construção e compartilhamento do conhecimento”, enfatiza a coordenadora do projeto.

Ainda de acordo com a Dra. Tânia Periotto, a estrutura de um projeto como este pode impactar positivamente a sociedade, pois envolve vários agentes detentores do conhecimento, de forma interdisciplinar. Participam do PEEB acadêmicos de diferentes cursos de graduação como: Psicologia, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Engenharia Civil, Elétrica, Mecatrônica, Publicidade e Propaganda, dentre outros.  Participam também, alunos do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e os acadêmicos do curso de Letras e Matemática na modalidade a Distância, que iniciaram neste ano.

Com um case que acumula mais de 15 mil atendimentos, dentre diretores, professores, pedagogos, pais e alunos da Rede Pública de Educação Infantil, Fundamental e Médio, além dos acadêmicos da Unicesumar, o PEEB já apresenta resultados expressivos por meio das diferentes iniciativas oferecidas. “Pessoas de várias partes do mundo participaram e ficaram impressionados com o volume de envolvidos e a evolução ascendente do programa, que se ocupa da rede pública de ensino e envolve todos os atores responsáveis pela educação”, ressalta.

É a primeira vez que o Brasil sedia a Conferência do ISCN. Dentre todas as instituições e empresas participantes, a UniCesumar é a única que apresentou um projeto cujo foco proposto evidenciou o 4º ODS, com foco na Educação de Qualidade, alcançando todas as faixas etárias desde a educação infantil até o ensino superior.

ISCN

A ISCN é uma associação sem fins lucrativos de faculdades e universidades de renome mundial. É representada em mais de 30 país por educadores que trabalham para integrar a sustentabilidade nas operações, pesquisas e ensino dos campi. Segundo o site oficial da associação, as Instituições de Ensino Superior (IES) “têm a tarefa de promover a sustentabilidade nos líderes de amanhã, desenvolvendo soluções e métodos para abordar um futuro sustentável e garantir que contribuam com conhecimento para a sociedade”.

PEEB

O PEEB é uma iniciativa da UniCesumar que tem como objetivo melhorar a educação nas escolas, por meio de provas, oficinas, cursos e acompanhamento de alunos, professores, gestores e familiares, apresentando às escolas os resultados e alternativas para resolver as fragilidades encontradas. Os testes servem para medir os conhecimentos que os alunos adquiriram ao longo do ano e verificar o quanto eles avançaram.

O programa faz parte da área social da Instituição, segundo o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, o departamento de Responsabilidade Social passou a fazer a gestão compartilhada do programa. “Precisamos apresentar esse projeto para o mundo. É uma missão que nós temos: transformar por meio da educação. Vamos ajudar, na prática, as pessoas a fazerem isso. Nós queremos levar essa ação para uma abrangência ainda maior”.

Até junho de 2019, o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos de orientação sobre a Educação Básica. Em um comparativo com todo o ano de 2018, foram realizados 14.125 atendimentos. Estão previstas para as próximas ações cursos e palestras sobre “Motivação e Resiliência para Professores”, “Planejamento Escolar”, “Oficinas e jogos matemáticos”, “Família e Escola, responsabilidades compartilhadas”, dentre outros.