Unicesumar
Unicesumar

Professora da UniCesumar participa do  7º Latin American Pesticide Residue Workshop

A professora dra. Isabele Picada Emanuelli, dos Programas de Pós-Graduação de Tecnologias Limpas (PPGTL) e de Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar da UniCesumar, participou entre os dias 5 e 8 de maio, do 7º Latin American Pesticide Residue Workshop (LAPRW 2019), realizado em Foz do Iguaçu. O evento, que é promovido anualmente, reuniu profissionais de 32 países diferentes, proporcionando interações com renomados pesquisadores da área. O objetivo principal do LAPRW é a disseminação de conhecimentos sobre a análise de resíduos de pesticidas e as consequências para os países latino-americano.

Além de participar da programação científica e reunião de grupos de pesquisa, a professa Isabele apresentou dois trabalhos: “Determination of pesticides in bovine raw milk by GC/MS using QuEChERS extraction” (Determinação de pesticidas no leite cru bovine por GC / MS usando a extração de QuEChERS) e “Water quality assessment: hydrosanitary design of the Campo river basin, Paraná, Brazil” (Avaliação da qualidade da água: desenho hidrossanitário da bacia do rio Campo, Paraná, Brasil). Os estudos são resultados de investigações dos alunos de mestrado do PPGTL da professora Isabele, da professora doutora Maria de Los Angeles Perez Lizama e do professor doutor José Eduardo Gonçalves, pesquisador do CNPq e responsável pelas análises químicas das duas pesquisas.

Isabele ressaltou que encontros como estes auxiliam para a atualização do conhecimento, forma redes de contatos entre pesquisadores e alunos, sendo fundamental para desenvolver as suas investigações no grupo de pesquisa de Biotecnologias Sustentáveis. “A participação de docentes da UniCesumar, em eventos da magnitude do workshop latino-americano, é de extrema importância para os Programas de Pós-graduação da IES, pois o evento reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, e órgãos reguladores do governo, proporcionando discussões atualizadas do tema em questão”, concluiu.

Últimas notícias

Categorias