Professora de mestrado apresenta trabalho em Congresso Internacional de Direito do Trabalho

A professora doutora Leda Maria Messias da Silva, do mestrado em Ciências Jurídicas do Cesumar,  participa do XX Congresso Mundial de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, entre os dias 25 e 28 próximos em Santiago do Chile. Ela apresentará o trabalho "O Assédio Moral no Ambiente de Trabalho".

A apresentação de trabalho neste congresso é de extrema relevância, segundo a professora, visto que reunirá a cúpula mundial do direito do trabalho. "Além de debater o tema que estudamos no Brasil, voltaremos do congresso com uma visão geral do que o mundo está pensando e discutindo sobre os mais relevantes assuntos que envolvem a área do direito do trabalho", disse ela. "Para a nossa instituição, também é de grande importância a apresentação de trabalho em um congresso dessa magnitude", completou.

O tema "Vulnerabilidade do empregado no ambiente de trabalho:
assédio moral"
também foi tratado pela professora  em um capítulo do livro
"Bioética - Vulnerabilidades", da Editora Champagnat, lançado recentemente na Bienal do Livro, em São Paulo.

A autora aborda a vulnerabilidade do empregado no ambiente de trabalho, considerando que este é subordinado na relação de emprego e dependente economicamente.

"Quando ocorre o assédio moral, o qual se caracteriza por ações repetitivas, que visam humilhar e constranger o empregado, ferindo a sua dignidade, o empregado se torna ainda mais vulnerável. Assim, os direitos de personalidade e os princípios de direito de trabalho, são os mecanismos jurídicos para que este empregado seja protegido em face à sua vulnerabilidade no ambiente de trabalho", resume a professora.

Ambos os trabalhos fizeram parte da pesquisa de pós-doutorado da professora na Univesidade de Lisboa, onde também já depositou a sua tese, que versa sobre "O Assédio Moral no Direito Comparado Brasil Portugal".