Professora de mestrado participa de congresso internacional de educação ambiental, em Portugal

A professora doutora Isabele Picada Emanuelli, do Mestrado em Tecnologias Limpas da Unicesumar, participou do 3º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em Mutosa (Portugal).  Além de apresentar o trabalho de pesquisa "Distribuição de probabilidade para previsão de precipitação pluvial visando a implantação de projetos de sustentabilidade dos recursos hídricos", ela representou a UniCesumar na mesa-redonda para discutir o processo de ambientalizaçao nas Instituições de Ensino Superior em conjunto com membros da ARIUSA –  Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente e da ReaSul - Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental.

O evento teve como tema central "Educação ambiental e participação social: travessias e encontros para os bens comuns" e reuniu cerca de 450 participantes de dez países de língua portuguesa. Segundo a professora Isabele, o congresso bianual tem como objetivo olhar os problemas ambientais em conjunto, partilhar experiências e definir estratégias para minimizar as alterações climáticas e os riscos ambientais, fortalecendo os países e comunidades falantes de língua portuguesa. A próxima edição do evento será em julho de 2017, na Ilha São Tomé e Príncipe, situada há 300 quilômetros da costa Ocidental da África.

Isabele também realizou uma visita técnica na Universidade de Lisboa, onde esteve em reunião com a professora doutora Cristina Cunha Queda, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e pesquisadora nas áreas de Compostagem de resíduos biodegradáveis; Usos tecnológicos de compostos; e Remediação de solos contaminados com metais pesados. Na oportunidade, foi firmado um acordo bilateral entre o ISA e o Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas da Unicesumar visando colaboração científica e intercâmbios de alunos e professores.