Unicesumar
Unicesumar

Professora do Cesumar coordena encontro virtual sobre EAD

De 10 a 21 de julho será realizado o I Enated - Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância, virtual e gratuito. O Cesumar tem participação efetiva no evento, disponibilizando o ambiente virtual para a realização dos fóruns de debates, através da coordenação da professora doutora Ana Mauricéia, do Ensino a Distância (EAD).


O Enated é um evento que nasceu da própria iniciativa de uma comunidade virtual existente no Google, a qual discute a Educação a Distância no Brasil, a EAD-BR. . Cerca de 20 educadores que participam da comunidade se reuniram virtualmente durante cerca de três semanas para dar forma à idéia, esclareceu Ana Mauricéia.


Os próprios temas que serão debatidos durante o evento foram propostos pelos participantes. Todos os assuntos propostos foram analisados pela comissão organizadora, que montou a programação do evento.


Estão inscritas 1.200 pessoas do Brasil e países como Portugal e Espanha. O objetivo é discutir com os professores/tutores que, direta ou indiretamente, trabalham com cursos a distância as questões que mais preocupam a todos.


Segundo o diretor da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), Wilson Azevedo, um dos responsáveis pela organização, não há uma programação pré-definida. O formato do encontro é o de uma inconferência, ou seja, uma conferência em que os próprios participantes propuseram os temas a serem abordados e apresentarão seus trabalhos. Azevedo lembra que o pressuposto básico de uma inconferência foi expresso por Dave Winer, um dos pioneiros da internet e de tecnologias como blogs, podcast e RSS: "A soma das habilidades das pessoas que se encontram na platéia é maior do que a soma das habilidades das pessoas que estão no palco."


Durante o período do evento haverá chats com hora marcada e fóruns de discussão, para que todos possam opinar sem horário pré-determinado. Ao propor um tema, o próprio participante será responsável por dinamizar e conduzir a discussão no espaço virtual, no período determinado pela comissão organizadora.
O encontro deverá ser ainda uma oportunidade para a criação da Associação Brasileira de Tutores de Educação a Distância (ENATED).

Últimas notícias

Categorias