Professora do mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações participa do evento “Diálogos e Novas Aprendizagens”

A professora Letícia Fleig Dal Forno, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da UniCesumar, participou de curso de capacitação sobre “Diálogos e Novas Aprendizagens”, promovido pelo Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná. O evento ocorreu de maneira virtual no dia 3 de setembro.

A ação desenvolvida pela professora advém de resultados desenvolvidos em seu projeto de pesquisa "Socialização e Compartilhamento do conhecimento em processos educacionais". Com o tema “Trabalho Colaborativo: Mitos, realidades e desafios no processo de inclusão”, a capacitação foi ministrada para 248 professores do NRE, evidenciando como a Gestão do Conhecimento pode ser uma estratégia para auxiliar os processos educacionais e, mais especificamente, o processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino regular.

“Esse tipo de formação junto ao grupo de profissionais da educação permite que pesquisas em perspectiva acadêmica cheguem até o 'chão da escola'”, explica a professora.

Para ela, é importante aproveitar espaços de diálogo e intervenção para mostrar como a pesquisa pode colaborar nas práticas de ensino e aprendizagem. “Com isso, podemos fazer um movimento de incentivo para que o profissional da educação reconheça o quanto a sua atuação é importante, e o quanto ele precisa ser um pesquisador para aprimorar ou melhorar sua prática pedagógica. Ainda mais em relação ao trabalho colaborativo, que é tema de estudo da Gestão do Conhecimento, da Educação e da Educação Especial! É importante evidenciar junto aos professores que incluir um estudante com necessidades educacionais especiais exige articulação e colaboração entre os profissionais que atuam na escola desde a gestão até a sala de aula.”