Professora do mestrado em Tecnologias Limpas participa do Fórum Internacional de Resíduos Sólidos em João Pessoa

Dra Edneia Aparecida de Souza Paccola apresentou um banner e uma palestra, ambos sobre o uso do lodo na agricultura

A professora Dra. Edneia Aparecida de Souza Paccola do Programa de Pós-Graduação de Tecnologias Limpas (PPGTL) da UniCesumar, participou do Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), realizado entre 12 e 14 de junho em João Pessoa (PB). Além da apresentação de novos métodos, tecnologias e produções científicas voltadas a não geração, redução, reuso, reciclagem, tratamento e disposição adequada para os resíduos sólidos, a 10ª edição do evento também teve o objetivo de promover um espaço para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida.

A professora Edneia apresentou dois trabalhos. O primeiro foi o banner “Eficiência do Lodo na produção de Dianthus chinensis”, enquanto o segundo foi a apresentação oral com o título “Gestão do uso agrícola do lodo de esgoto na região noroeste do estado do Paraná, Brasil”. Ambas as pesquisas são resultados dos alunos das professoras Dra. Edneia Paccola e Dra. Francielli Gasparotto, tanto do mestrado do PPGTL quanto da graduação em Agronomia.

Segundo Edneia, eventos como esses são primordiais para compartilhar conhecimento em busca de melhor qualidade de vida. “Os temas abordados foram relevantes para a minha pesquisa no Mestrado em Tecnologias Limpas, com uso de resíduos na produção de plantas e gestão de resíduos orgânicos, assim como na área de educação ambiental”, explicou.

Além disso, o 10º FIRS também agregou informações sobre outros temas trabalhados por ela em sala de aula, como aplicação da logística reversa e da comercialização de resíduos sólidos no Brasil, disposição final ambientalmente adequada, sustentabilidade humana nas cidades, consumo consciente e responsabilidade social e uso de resíduos na agricultura.