Professora Dra. Ana Maria de Moraes, coordenadora do curso de Medicina, participa do planejamento de execução do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), em Foz do Iguaçu

A professora Dra. Ana Maria de Moraes, coordenadora do curso de Medicina, participou do primeiro encontro para o planejamento e execução do 58º COBEM (Congresso Brasileiro de Educação Médica), organizado e desenvolvido pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica). O encontro ocorreu no dia 7 de março e foi o primeiro de outros oito que serão realizados até a data do evento.

Sua missão é desenvolver a educação médica visando a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O 58º COBEM ocorrerá de 26 a 29 de setembro em Foz do Iguaçu, com o tema central “Inovação na Escola Médica: da Interiorização à Internacionalização”.

O objetivo do evento é discutir os rumos da educação médica brasileira, considerando aspectos como os intensos movimentos de reorientação nas políticas de provimento de médicos no Brasil; a opção por um sistema de saúde público universal e a expansão veloz de escolas médicas no interior do País; a certificação de médicos e acreditação de escolas; e os resultados de um crescente movimento de internacionalização em todas as áreas.

Nessa primeira reunião, estiveram presentes representantes de algumas escolas médicas, entre elas nossa instituição, que responderam ao chamado da ABEM para auxiliar na execução desse projeto. Foram discutidos os eixos temáticos e a metodologia para compartilhamento das informações entre as diversas subcomissões.