Professora Dra. Leda Maria Messias da Silva lança obras importantes para o Direito do Trabalho em Maringá (PR)

Livros foram lançados no dia 12 de março e abordam temas como a reforma trabalhista e meio ambiente do trabalho

A professora e pós-doutora em Direito do Trabalho, Leda Maria Messias da Silva, lançou duas obras voltadas para o mundo do trabalho no dia 12 de março de 2020, em Maringá (PR). Ambas as obras foram editadas pela Editora LTr, com sede em São Paulo (SP), a única especializada em Direito do Trabalho no Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente.

O primeiro livro foi escrito em coautoria com os mestres Jeferson Cattelan e Leandra Cauneto Alvão, da UniCesumar. Sob o título “Reforma Trabalhista: Análise do Direito Material à Luz dos Direitos da Personalidade”, trata-se de um comentário sobre a Reforma Trabalhista em relação à dignidade humana. De acordo com a autora, a obra é relevante para equacionar se a Reforma Trabalhista em questão moderniza o Direito do Trabalho brasileiro, ou se a sua aprovação resulta em retrocesso de direitos sociais e, consequentemente, na precarização das relações trabalhistas vigentes no país.

O segundo livro foi intitulado “Temáticas do Meio Ambiente de Trabalho Digno” e consiste no volume II, que a Dra. Leda coordena. O primeiro volume também foi editado pela LTr e, dado o seu sucesso, foi produzido o segundo volume, desta vez com a colaboração da Mestre Leandra Cauneto Alvão. A publicação está dividida em doze artigos, cujas pesquisas iniciaram-se com debates durante a disciplina “Direitos da Personalidade no Meio Ambiente de Trabalho”, ministrada pela Profa. Dra. Leda Maria Messias da Silva, no Minter de Cuiabá (Mestrado da UniCesumar e Fasipe), mas prosseguiram após o término da disciplina com outros autores e coautores.

“A análise elaborada nesta obra é propícia, tendo em vista o liame entre os direitos da personalidade e a dignidade do trabalhador no meio ambiente de trabalho, consistindo em contribuição relevante à sociedade, pois nos conduz ao debate reflexivo sobre temas controvertidos na atualidade”, revela a autora.