Professora Dra. Natália Yamaguchi, do programa de mestrado em Tecnologias Limpas, publica artigo em um dos mais importantes periódicos internacionais da área de Engenharia Química Ambiental

Mesmo frente à pandemia, as publicações dos professores e alunos da UniCesumar continuam mostrando relevantes resultados em periódicos científicos de alto impacto

Recentemente, a professora Dra. Natália Ueda Yamaguchi teve um artigo publicado no Journal of Environmental Chemical Engineering, resultante da pesquisa da aluna Andressa Jenifer Rubio Luciano, sua orientanda, que defendeu o mestrado em Tecnologias Limpas no início deste ano. O artigo está disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213343720305406

O Journal of Environmental Chemical Engineering é classificado com Qualis Capes na categoria A1, dentro da área de Ciências Ambientais, com fator de impacto 4,30, e recebe classificação Q1, conforme o Scimago Journal & Country Rank.

Estes dados mostram que o periódico tem excelente qualidade, grande relevância e visibilidade internacional, sendo um dos periódicos mais importantes da área de engenharia química ambiental.

O trabalho intitulado “Manganese ferrite dispersed over graphene sand composite for methylene blue photocatalytic degradation” (Ferrita de manganês dispersa em compósito de grafeno e areia para degradação fotocatalítica de azul de metileno) avaliou a capacidade fotocatalítica do compósito sintetizado para degradação do corante azul de metileno usando a irradiação solar. Para os autores, este trabalho foi inovador por aliar a nanotecnologia - o grafeno e nanopartículas magnéticas, para a degradação de corantes - um desafio ambiental em efluentes, utilizando a luz solar – um recurso natural inesgotável.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório Interdisciplinar de Análises Biológicas e Químicas (LIABQ) da UniCesumar com a participação de alunos de mestrado e iniciação científica da UniCesumar. O artigo contou com parceria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da professora Dra. Rosângela Bergamasco e seus alunos, possibilitando análises complementares, realizadas no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (COMCAP-UEM).