Professora Me. Cinthya C. Thom de Souza, do curso de Medicina, participa do 16º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica, em Maceió (AL)

Considerado o maior evento sobre o assunto no país, o congresso foi composto por apresentação de trabalhos e palestras de profissionais renomados no Brasil e no mundo

A professora do curso de Medicina e médica pneumologista infantil Me. Cinthya C. Thom de Souza participou, entre os dias 13 e 16 de novembro de 2019, do 16º Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Realizado em Maceió (AL), trata-se do maior evento nacional da área de Pneumologia Pediátrica do Brasil.

O congresso contou com participação de palestrantes de renome nacional e internacional. As mesas redondas abordaram os assuntos de maior relevância da área como asma, rinite, respiração oral em crianças, pneumonias na infância e tuberculose, pontuando os aspectos de maior importância para a prática clínica, bem como os principais avanços diagnósticos e terapêuticos.

A professora Cinthya apresentou os trabalhos “Avaliação do estado nutricional em pacientes com sibilância recorrente em ambulatório de pneumologia pediátrica de Maringá (PR)” e “Perfil de lactentes sibilantes acompanhados em ambulatório de pneumologia pediátrica de Maringá (PR)”.

Ambos os trabalhos foram realizados com dados do serviço de pneumologia pediátrica da UniCesumar com o auxílio da professora Camila Forestiero, também médica pneumologista infantil. Também participaram do trabalho as alunas do programa de iniciação científica Natália Ferdele, Marjorie F. Manfredo, Gabriela da S. Pereira, Gabriela Yuri I. G. Afonso, Julia M. Santoro, Giovanna J. da Costa, Maria Eduarda A. de Oliveira e Caroline L. da Silva.

“A participação de docentes e alunos nestes eventos é de grande importância pois promovem a reciclagem de conhecimentos na área, propicia troca de experiências com outros locais e serviços da área médica e abre os horizontes para novas linhas para pesquisas futuras”, destacou a professora Cinthya.