Professores da rede municipal participaram de oficina do PEEB sobre o ensino da Matemática

WhatsApp Image 2019-07-01 at 15.15.40Professores da rede municipal de Maringá e região têm recebido do PEEB (Programa de Excelência na Educação Básica) formação contínua e apoio pedagógico para o desenvolvimento de suas aulas em diversas áreas. Mais recentemente, foram realizadas duas oficinas sobre o uso dos jogos no ensino da Matemática, na UniCesumar. Ao todo, 97 educadores de 26 cidades participaram dessas oficinas realizadas nos dias 18/05 e 15/06.

Os docentes que participaram da oficina atuam na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental de Maringá e região. Para a coordenadora pedagógica do PEEB, Tânia Corredato Periotto, a aprendizagem de forma lúdica, com material concreto ajuda a aproximar a criança da realidade, facilitando a raciocínio lógico. “Por meio do jogo é possível aprender de diferentes formas e ainda compartilhar conhecimento com os demais participantes do grupo”, explica a coordenadora.

Em Ourizona, a professora Roseli Aparecida, já aplicou o que aprendeu nas oficinas e os alunos aprovaram o método. Outra educadora que também teve bons resultados com os jogos em sala de aula foi a Meire Cristina Galbiatti. As duas enviaram fotos e relatos de como os alunos responderam às atividades. A ação foi realizada em parceria com a Consultoria de Educação da UniCesumar (EDUCON).

O PEEB é desenvolvido desde 2013 e tem como proposta investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal.