Professores da Unicesumar têm projetos aprovados pela Fundação Araucária

Trabalhos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde

MestradoOs professores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unicesumar, Mirian Ueda Yamaguchi e Tiago Franklin Lucena, foram aprovados em dois projetos em edital no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

As pesquisas serão financiadas pela Fundação Araucária/SESA-PR/MS-Decit/CNPq em um valor de mais de R$ 70 mil para a aquisição de equipamentos, livros, pagamento de bolsas de pesquisa e de despesas de pesquisa. Os dois projetos foram selecionados entre mais de 200 projetos submetidos.

A pesquisa de Mirian Ueda Yamaguchi trata da efetividade de uma intervenção usando mensagens de texto para indivíduos atendidos pelo SUS no programa HiperDia e foi chamado de: mHealth no sistema HiperDia: estratégia alternativa para intensificação da adesão à terapia da hipertensão e diabetes.

O projeto de Tiago Franklin Lucena aborda o Guuda: aplicativo para smartphone como assistente pessoal para gestante (materno-infantil). Será prototipado um aplicativo que notifique gestantes de fases importantes na gestação transformando a cartilha Mamãe Paranaense numa versão de software assistente, o projeto é inclusive fruto de pesquisa de Iniciação Cientifica que foi executada pelo estudante de engenharia de software Rafael Meyer.

Os projetos contam a colaboração de pesquisadores do PPGPS e colaboração com outros pesquisadores da PUC-PR, UFS, UFRJ e UEM. Para os professores, os trabalhos são oportunidades para colocar em contato alunos do mestrado integrados com estudantes bolsistas da graduação dos cursos de Medicina, Comunicação, Engenharia de Software e outros da área da saúde.