Professores do Departamento de Solos e Engenharia Agroalimentar da Universidade Laval em Quebec/ Canadá, proferiram palestras para os docentes e discentes do PPGTL/UNCIESUMAR.

No dia 04 de março de 2016, a Dra. Safia Hamoudi e o Dr. Khaled Belkacemi, professores do Departamento de Solos e Engenharia Agroalimentar da Universidade Laval em Quebec/ Canadá, proferiram palestras para os docentes e discentes do PPGTL/UNCIESUMAR. Os professores apresentaram e discutiram com os presentes, assuntos relacionados às suas principais áreas de pesquisas e concernentes ao PPGTL. A profa. Safia falou sobre desenvolvimentos de materiais adsorventes para a remoção de contaminantes de águas e efluentes, como o uso de sílicas funcionalizadas e grafeno funcionalizado. Alguns temas abordados pelo prof. Khaled foram a valorização de biomassa e de resíduos agroalimentares, a metátese heterogênea sustentável de óleos vegetais reciclados e não-comestíveis: uma rota verde para síntese química de valor agregado e a avaliação e tratamentos à base de ultra-som como alternativa verde para melhoramento sanitário de sementes de trigo. A participação destes professores foi de grande importância para troca de informações entre as instituições, inclusive, firmando convite aos discentes do PPGTL que pretendam dar continuidade em suas pesquisas, fazendo doutorado no Canadá.

image-noticia-pmtl-21-1

image-noticia-pmtl-21-2