Professores e alunos da UniCesumar melhoram a autoestima das mães da favela Rio Negro

Está prevista uma série de atividades no campus de Curitiba durante a quinta-feira, desde cuidados com a saúde até ensino de informática

Em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a UniCesumar Curitiba realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, uma série de atividades no campus da instituição com as mães da favela Rio Negro, comunidade situada em Araucária, região metropolitana. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das moradoras através da autoestima e do aprendizado.

Na UniCesumar, haverá coleta de sangue para análise laboratorial. As moradoras também terão orientações com a puericultura, área da saúde dedicada ao acompanhamento do desenvolvimento infantil. A programação ainda prevê oficinas de saúde, recreação para crianças, oficina de autoestima, de massagem, consulta nutricional, nutrição saudável e saúde bucal.  Professores e alunos do curso de Farmácia vão ensinar a fazer sabão a partir do óleo de cozinha.

Outra novidade é a iniciação à informática. As mães vão poder aprender a fazer seus currículos. “Em nossa visita, elas relataram dificuldade em operar os computadores e isso tem impossibilitado o ingresso no mercado de trabalho”, comenta a professora e coordenadora do projeto, Ana Lúcia Cardoso Ribeiro.

A favela Rio Negro, composta por muitos venezuelanos e brasileiros em estado de vulnerabilidade, não tem saneamento básico e recentemente recebeu a doação de alimentos e 150 cobertores da UniCesumar. A ação desta quinta-feira é destinada ao autocuidado e reflexão das mães quanto ao seu valor e a importância de cuidar da sua saúde física e mental.

Os professores da UniCesumar vão ensinar como preparar os alimentos além de orientar sobre questões relacionadas à saúde e cuidados pessoais. As mães ainda vão receber certificação de minicursos, currículo vitae impresso, acesso a avaliação de saúde física e mental e ainda conhecer um pouco de cada profissão.

As mães e seus filhos terão transporte gratuito até à instituição com direito a almoço e lanche da tarde. No local, 20 professores e 50 alunos estarão recebendo os moradores. O almoço será preparado pelas próprias moradoras da comunidade durante uma oficina de culinária.

O PROJETO

O projeto denominado “Primavera na Favela Rio Negro e na UniCesumar” teve início em abril, a partir da parceria com a CUFA com todos os professores e alunos dos cursos da área da saúde da instituição.  A coordenadora Ana Lúcia lembra que tudo parte da premissa que também compete ao profissional de saúde a proteção integral da população atendida.

A aluna Camila Maia, do terceiro ano de Nutrição, acredita que a experiência no trabalho com a comunidade é um aprendizado de vida imensurável. “Quem não teve oportunidade de participar de ações como essa que a instituição proporciona, não imagina o quanto está perdendo de aprendizado na vida”, se emociona.

Camila tem se envolvido profissionalmente e emocionalmente com o projeto. “É uma outra realidade. Acho sensacionais essas atividades que a universidade proporciona. O pouco que a gente faz é muito pra eles”, complementa.

A CUFA

Juliana Pereira da Lima, líder da comunidade Rio Negro, está sempre buscando auxilio para melhoria da qualidade de vida dos moradores e se diz agradecida pela parceria com a instituição.  “As mães daqui saem pouco da comunidade. Esse dia na  UniCesumar vai fazer a diferença na vida delas e das crianças que as acompanham. É um ato de solidariedade com a comunidade e nós só temos a agradecer”.

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural e existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores.  Em Curitiba, ela existe desde 2008.270 x 200 favela