Professores e alunos fazem campanha de combate ao AVC

O Dia Internacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) é comemorado no mundo inteiro no dia 24 de junho. A data é aproveitada por entidades e organismos da saúde para esclarecer e orientar a população sobre os meios de prevenção da doença. No Cesumar, o curso de Fonoaudiologia vai promover campanha para atender pessoas da comunidade, fazer triagem, orientação e encaminhar para atendimentos especializados quando necessário.

Conhecido popularmente como "Derrame cerebral", o AVC é hoje a principal causa de incapacitação funcional e morte no Brasil, superando inclusive a taxa de mortalidade do infarto agudo do miocárdio, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a professora de fonoaudiologia do Cesumar, Ana Paula Vila, que coordena um grupo de recuperação de pessoas que sofreram AVC, o problema tem aumentado entre os adultos jovens. Se antes a doença era relacionada às pessoas acima de 60 anos, hoje tem aumentado na população acima de 35 anos.

A prevenção neste caso é indispensável, lembra Ana Paula. Entre as principais causas que podem provocar o AVC, estão os maus hábitos alimentares, a hipertensão, o tabagismo, o uso excessivo de álcool e drogas, o sedentarismo, o estresse, a obesidade e os problemas cardíacos. As mulheres formam o grupo de maior risco e a causa está relacionada, principalmente, ao uso de anticoncepcionais associados ao fumo e ao álcool.

Vão trabalhar na campanha do Cesumar, os alunos e professores de fonoaudiologia e de outros cursos convidados, como fisioterapia, enfermagem, psicologia, nutrição e educação física.

O atendimento será feito na Clínica de Fonoaudiologia e no Posto de Saúde NIS II-Aclimação, localizados no bloco 5. Haverá distribuição de folderes e orientações enfatizando a prevenção. Além disso, após triagem, as pessoas poderão ser atendidas por neurologistas e encaminhadas, quando necessário, para exames complementares.

O horário de atendimento será das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Campanha de prevenção ao AVC (atendimento e orientação à população)
Dia: 24/06/09
Local: Clínica de Fonoaudiologia e posto NIS II-Aclimação (bloco 5)
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 19h30