Unicesumar
Unicesumar

Professores lançam livro de mecatrônica e automação


Os professores de Automação Industrial e Engenharia Mecatrônica Claiton Moro Franchi e Valter Luís de Camargo acabam de lançar o livro "Controladores Lógicos Programáveis". É o segundo na carreira de Claiton, que fez sucesso com o seu primeiro livro "Acionamentos Elétricos", lançado no ano passado e já na 3ª edição, permanecendo entre os mais vendidos da editora Érica.

"Controladores Lógicos Programáveis", também lançado pela Érica, é destinado a técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam nas áreas de automação, mecatrônica e eletrotécnica, além de profissionais que desejam manter-se atualizados.

A obra é composta de 11 capítulos e dois apêndices que descrevem de maneira dinâmica e didática os conhecimentos fundamentais relativos a controladores lógico programáveis bem como a sua implementação utilizando técnicas de modelagem.

O livro aborda conceitos fundamentais de controladores lógico programáveis (CLP), linguagens de programação: ladder, SFC (Grafcet), lista de instrução (IL), texto estruturado (ST), além de um capítulo contendo conversão de linguagem Grafcet para linguagem ladder. Também são apresentados os sensores e atuadores de uma forma clara e didática

São propostos ao final de cada capítulo um conjunto de exercícios para fixação, juntamente com dois apêndices que apresentam os sistemas de numeração e descrevem a utilização do software Zelio Logic para uma melhor compreensão dos assuntos ministrados no livro.

Os autores

Claiton Moro Franchi é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em automação industrial, mestre e doutorando em engenharia química na área Controle, Modelgame e Automação de Processos pela Universidade Estadual de Maringá. Ele ministra as disciplinas de Informática Industrial, Eletrotécnica e Instrumentação Industrial e é coordenador do curso de especialização em Automação de Processos Industriais, além de consultor técnico na área.

Valter Luís Arlindo de Camargo é mestre em engenharia elétrica na área de Sistemas Eletrônicos pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em automação industrial e sistemas de informação pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Cesumar. Ele ministra as disciplinas de Informática Industrial, Eletrônica, Microprocessadores e Microcontroladores e presta consultoria no desenvolvimento de sistemas eletrônicos microcontrolados. Atualmente o professor está participando do Programa Nacional de Formação de Projetista de Circuitos Integrados, do Governo Federal, como único pesquisador de instituição particular do país.

Serviço

Controladores Lógicos Programáveis %u2013 Sistemas Discretos
352 páginas R$ 97,00
À venda na Livraria Campus a preço promocional
.

Últimas notícias

Categorias